Vende-se Apartamento

22/05/2016

Publicado em: 23 de maio de 2016 às 17h00
Assuntando

(Artigo publicado em 22/05/2016)

 

‘Top Of Mind’... Ontem, no salão nobre do Arcos Clube, a Rádio Cidade, pelo 6º ano consecutivo, levou o troféu de emissora mais lembrada pelos arcoenses. Também no evento, a emissora conquistou o ‘Top’ de programa de rádio – Padre Reginaldo Manzotti -, de locutor, Ronan Fernandes, e de jornalista, Tadeu Nunes. No total foram 4 prêmios na noite que, agora, se juntam aos outros diversos expostos na galeria da Rádio Cidade.

 

Programa Debate... Hoje, excepcionalmente, o programa ‘Debate’, exibido pela Rádio Cidade às 11h, não irá ao ar. É que nesse horário a Rádio Cidade, afiliada à Rede Itasat, retransmitirá o jogo entre Atlético x Atlético (PR) valendo pelo Campeonato Brasileiro. A partir das 10h, a Rádio Cidade entra em rede com a Itatiaia e terá a narração de Mário Henrique, o ‘Caixa’. O programa ‘Debate’ retorna no próximo domingo, ao vivo, a partir das 11h.

 

Sucessão municipal (1)... Depois da negativa de João Júlio Cardoso, o grupo político liderado pelo prefeito de Arcos ‘Baiano’ procura por um novo nome para compor a chapa encabeçada pelo pré-candidato Wellington Roque. A coluna foi informada de que o novo alvo da situação é o presidente do Sicoob União Centro Oeste, Flávio Vaz de Lima. Empreendedor e excelente administrador, Lima é um dos nomes que sobressaem na sociedade arcoense, mas que até hoje nunca se arriscou à vida pública. Outro nome que estaria em ‘stand by’ é do vereador João do Lico, esse, porém, já seria mais fácil aceitar o convite.

 

Sucessão municipal (2)... Na última semana, um aliado do vice-prefeito de Arcos confidenciou à coluna que o vereador Halph Carvalho estaria em conversação com o grupo que está à frente da administração municipal. Halph, nas eleições de 2012, esteve ao lado do grupo contrário ao do atual prefeito e tem sido opositor à atual administração na Câmara Municipal. Mas na política tudo pode acontecer.

 

Sucessão municipal (3)... O grupo do PMDB, que tem Denilson Teixeira como pré-candidato, parece estar escondendo a sete chaves o nome do provável vice. O vereador Jamir Leiteiro, que abandonou o grupo de ‘Baiano’, era dado como certo na chapa de Teixeira, mas, em conversa com a coluna, Jamir descartou a possibilidade. Nos bastidores, comenta-se que Wirley Alves teria sido sondado pelos peemidebistas, mas o próprio vereador desmentiu o boato.

 

Sucessão municipal (4)... E pelo jeito, o único pré-candidato à Prefeitura de Arcos que, aparentemente, não teve dificuldades de encontrar um vice foi Roberto Alves. Como antecipou a coluna, o ex-provedor da Santa Casa de Arcos e empresário Fernando Ribeiro (Arcomáquinas) deverá ser apresentado na convenção do partido. Na última semana, encontrei-me com Ribeiro e o questionei sobre a condição de ser vice. Sorridente, o ex-provedor não confirmou, mas também não negou.

 

Sucessão municipal (5)... A disputa pela prefeitura de Arcos poderá ter outros candidatos. Pelo menos é o que se especula no meio político. Os nomes de Júlio César Ribeiro, Guilherme Pisca e Ivan Fontes também são apontados como pré-candidatos à chefia do executivo. A relação dos pretendentes será conhecida no mês de agosto, quando se encerra o prazo para realização das convenções municipais. Vamos ver quem terá ‘oxigênio’ para chegar à reta final da ‘corrida’.

 

Está chegando a hora... Antes de se afastar do governo federal, a presidente Dilma Rousseff ordenou ao Ministro das Comunicações que expedisse as primeiras 53 outorgas de migração das rádios AM/FM. Foram emissoras de diferentes regiões do Brasil que, nos próximos 60 dias, já estarão operando na frequência modulada. A Rádio Difusora AM, da cidade de Formiga, é uma dentre as emissoras contempladas na migração.

 

94,3FM... A Rádio Cidade de Arcos, que já tem o canal autorizado pela Anatel, está na fila e em breve estará transmitindo em 94,3 FM. De acordo com a Associação Brasileira de Rádio e TV (ABERT), até o final desse ano todas as emissoras já autorizadas pela Anatel deverão estar operando na frequência modulada. A Rádio Cidade terá abrangência regional, sendo a emissora de maior potência em Arcos.

 

‘Menção Honrosa’... Através de indicação do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, a Rádio Cidade recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais a ‘Menção Honrosa’ em decorrência de seus 25 anos de fundação, comemorado no mês de abril. A correspondência enviada à emissora foi assinada pelo presidente da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB).

 

Combate às ‘picaretas’... Aconteceu nesse final de semana, em Florianópolis (SC), o 16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão. O evento contou com a presença do presidente da ABERT, Daniel Slaviero; Rubens Olbrisch, presidente da ACERT; autoridades e mais de 400 radiodifusores. Em seu pronunciamento, o presidente Olbrisch ressaltou a importância de dar um basta na picaretagem praticada pelas rádios Comunitárias e Educativas: “Eu peço que a ABERT, juntamente com as emissoras, apresente nossas reclamações, principalmente sobre as rádios piratas que funcionam fora da lei. Temos que dar um basta a essa ilegalidade”, declarou Olbrisch.

 

Presidente da ABERT... O presidente da ABERT, Daniel Slaviero disse estar atento às reivindicações dos proprietários de rádios comerciais e que na semana que vem terá audiência com o novo ministro Gilberto Kassab (PSD-SP) e levará a ele as queixas. “No topo da agenda está, sem dúvida, a ilegalidade. Não podemos mais conviver com rádios piratas que se fazem passar por rádios comunitárias, que recebem sua outorga legalmente e, quando operam, é ilegalmente”, disse. Também no Congresso da ACERT, radiodifusores sugeriram a aplicação de penas severas para quem explora comercialmente as rádios comunitárias e educativas. “É preciso que o Ministério Público, seja estadual ou federal, acabe com essa farra e corrupção que existem em algumas fundações e associações mantenedoras dessas rádios. Essas emissoras são usadas para enriquecimento ilícito e fraudulento”.

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.