SeSi

Angústia gera desconforto e requer cuidados

Publicado em: 01 de junho de 2020 às 10h12
Consult Psico

(Artigo publicadopelo Jornal CCO impresso em 23/05/2020) - Edição 2053

Pscóloga Jaqueline Ap. Mendonça Prado

No atual momento em que vivemos,     muitas pessoas têm confundido a angústia com medo. O termo "Angústia" tem sua origem do latim "An-gustus", que significa "estreito, apertar". Chamamos de angústia a forte sensação psicológica caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor.  Em alguns casos, a angústia pode ser a responsável por produzir problemas psicossomáticos. Define-se angústia a partir de uma vivência que causa "aperto no peito”, sem ter certeza sobre o que provoca essa sensação. Já o medo é uma sensação muito parecida com a angústia, mas é uma emoção que possui um objeto, o qual podemos identificar.  Por exemplo, esta pandemia que estamos vivendo, que tem gerado "medo" em muitas pessoas, que acabam confundindo o sintoma como angústia. A angústia não possui claramente a razão do que lhe causa. A angústia passa a desempenhar um papel para o sistema consciente, protegendo-o contra a emergência da ideia reprimida.

Existem alguns transtornos que se caracterizam por sintomas que podem ser acompanhados do aperto no peito, mas que apresentam o aperto no peito apenas como sintoma e não se define simplesmente como angústia. Esses transtornos são: Depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de pânico. Reconhecer um quadro de angústia ou de um transtorno é uma função que cabe a especialistas.

Infelizmente, a maioria dos angustiados só procura ajuda especializada quando a sensação ruim beira ao insuportável. Muitos chegam a passar mal e procurar um pronto socorro com desconforto no peito, pois a angústia pode causar sintomas que se assemelham aos problemas cardiológicos. Quando isso ocorre, após ser avaliado pelo médico e realizar exames, os resultados apontam que a pessoa está em condições perfeitas de saúde. Nesses casos, a maioria dos pacientes confessa que vem se sentindo nervosos e angustiados.

Tente identificar se o que sente é medo ou angústia. Em caso de dificuldades, procure uma avaliação profissional. Através de psicoterapia, é trabalhado o desenvolvimento emocional, fazendo com que o paciente reflita e traduza seus pensamentos, dando a possibilidade para contornar aqueles sentimentos que julga insuportáveis. A angústia é um problema de saúde que requer cuidados.

Consult Psico por Jaqueline Ap. Mendonça Prado

Telefone: (37) 9.9197-2730