Vende-se Apartamento

Assuntando

Publicado em: 04 de outubro de 2015 às 09h00
Assuntando

Reconhecimento...O ‘Mérito Empresarial’, que neste ano completou 15 anos, rendeu uma justa e merecida homenagem ao seu idealizador: Jadir Garcia Franco. Quando presidiu a Associação Comercial e Industrial de Arcos, Jadir, juntamente com sua diretoria, criou o evento que tinha por objetivo valorizar os empreendedores, profissionais liberais e empresários de Arcos. Hoje, a festa tem uma grande projeção social. Além de Jadir Franco, outras pessoas também foram homenageadas. Edmar Alves, proprietário da Transradar, foi eleito ‘Empresário do Ano’. A presidente da ACE, Neide Maximiano, esteve à frente do evento, elogiado pelos presentes e quecoroa a boa gestão da atual diretoria.

 

Agradecimento...Desde que foi criada a categoria jornalista, há 4 anos, graças a você – leitor e ouvinte – conquistei todos os prêmios de ‘Mérito Empresarial’. Lisonjeado e feliz, mais uma vez, agradeço a todos pela confiança.

 

Esqueceram os idosos... Até 2008, a Prefeitura de Arcos realizava anualmente, de maneira ininterrupta, a ‘Festa dos Idosos’. Nos anos em que foi realizado no complexo do poliesportivo, a ‘Festa da Melhor Idade’ atraiu milhares de idosos, tornando-se parte da agenda cultural e festiva da cidade. Neste ano, a exemplo de 2014, sequer uma faixa foi vista nas vias públicas de Arcos que lembrasse a data – comemorada no último dia 27. O esquecimento por parte da administração, de certa forma, contribui para com a exclusão social da classe. Lamentável!

 

E por falar em festa... Diferente do que a coluna divulgou na última edição, a tradicional festa do servidor municipal, habitualmente realizada no chopão do Parque de Exposições, não deverá acontecer. A informação foi repassada por um servidor que sonha, no lugar dos comes e bebes, receber de volta os benefícios que lhe foram tirados do holerite. Quanto à festa dos professores no salão nobre do Arcos Clube, está confirmadíssima!

 

O problema é grana?...A não realização da festa dos servidores, ainda não oficializada pela administração municipal, deverá ser justificada pela‘crise’ financeira, mesmo ela estando na contramão em relação à afirmação do secretário de Fazenda Cleomar Silva que confirma o crescimento em 7%da receita. Há cerca de 30 dias, em entrevista ao CCO, o secretário Cleomar Silva não soube – ou não quis - responder qual valor que a prefeitura tinha aplicado em bancos e ficou de enviar os números à reportagem. Curiosamente, os números não foram disponibilizados até o fechamento dessa coluna.

 

Uma coisa lembra a outra... O prefeito de Iguatama, Leonardo Carvalho Muniz, encontrou uma maneira honesta e criativa para ‘driblar’ a queda da receita. Diferente de Arcos, que tem uma grande arrecadação de ICMS, Iguatama depende dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios para honrar seus compromissos. Diante da iminência de ter que demitir funcionários ou até retirar benefícios dos servidores de carreira, Leonardo tomou a decisão de reduzir o seu próprio salário e de todos os cargos comissionados da Prefeitura em 50%. A atitude do prefeito de Iguatama foi destaque no portal de notícia G1.

 

Boa notícia!...A Prefeitura de Arcos,através de emenda parlamentar do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), entregou à comunidade arcoense, em especial a do bairro São Vicente, as obras do Proinfância. Na última quinta-feira,1º, em entrevista ao programa ‘Bate Papo de Redação’, da Rádio Cidade, o vice-prefeito Wellington Roque disse que a obra custou cerca de 3 milhões de reais, sendo um milhão e duzentos mil recursos do município. Roque ressaltou a grandeza da obra e disse que a unidade escolar vai proporcionar uma valorização ainda maior na região, além de atender aos anseios das famílias.


Sucessão... Fora do ar, o médico Wellington Roque confirmou a condição de pré-candidato à sucessão municipal do ano que vem. Em relação a qual partido estará em 2016, o vice-prefeito disse que está filiado atualmente ao PPS, mas, diante do convite do deputado Jaiminho Martins, estuda uma transferência para o PSD. Indagado se não optaria pelo PR, partido do prefeito Baiano, Wellington foi categórico: ‘preciso conquistar e consolidar o meu espaço na política’. Desde que assumiu a condição de vice-prefeito, foi a primeira vez que Wellington Roque esteve nos novos estúdios da Rádio Cidade e disse ter ficado encantado com o que viu.

 

Debates... No final da visita, Wellington Roque, sentindo-se à vontade, olhou para o estúdio e disse: ‘aqui será o palco dos grandes debates’. Certamente em 2016, repetindo o que fez em 2012, a Rádio Cidade promoverá debates entre os candidatos à Prefeitura de Arcos. Outra certeza também é de que muitas novidades serão apresentadas para os ‘confrontos’ democráticos e que, para não serem plagiadas pela concorrência, estão sendo guardadas a sete chaves.

 

Novidades nas eleições 2016... A presidente Dilma Rousseff sancionou as mudanças na Lei Eleitoral. Entre as novidades, destaque para o início das campanhas que deixa de ser no dia 3 de julho e passa para 15 de agosto. Outro ponto positivo se refere ao tempo de propaganda gratuita em rádio e tv: antes eram 45 dias, agora serão 35 – e ainda é muito. O fim da reeleição e o mandato de 4 anos fecham o pacote de bondades da ‘nova’ Lei.

 

‘Mar de podridão’... É impressionante a criatividade de alguns políticos brasileiros para o crime. Primeiro foi o ‘mensalão’, onde deputados e senadores foram ‘pagos’ para dar guarita ao projeto de perpetuação no poder. Pensávamos – Oh! Inocente! – que o escândalo amedrontaria os corruptos, mas o sistema tornou-se mais perverso e audacioso. Ainda com os ‘pés’ sujos pelo ‘lamaçal’ do ‘mensalão’, a ‘thurma do PT’ se beneficiava do ‘petrolão’. E não parou por aí! Na última semana, o jornal ‘Estadão’ divulgou uma notícia avassaladora – se é que podemos dizer assim, pois uma pior já deve estar na forma – deque há indícios que a Medida Provisória 471 (isenção de IPI para carros novos) foi comprada por 37 milhões de reais.

 

‘Cheiro de carniça no ar’... A ‘maracutaia’ impediu que os cofres públicos recebessem mais de1 bilhão e meio de reais de impostos sobre produção de veículos. E ainda, segundo o ‘Estadão’, um dos escritórios que teria articulado a ‘tramoia’ e que recebeu alguns milhões de comissão, apurado pela Polícia Federal, tem como sócio o filho de Lula. A Medida Provisória foi assinada por Lula, ou seja, um negócio de pai pra filho, caso sejam confirmadas as denúncias da PF.

 

Arcomcredi...O presidente Rosalvo Araújo, amparado pelos diretores e funcionários do SicoobArcomcredi, anunciará, nos próximos dias, um projeto que revolucionará o comércio arcoense. Trata-se do ‘ArcomcrediCard’, o primeiro cartão de crédito genuinamente arcoense e que beneficiará comerciantes e consumidores. A inovação, alicerceada pela sua força na economia local e pela participação na vida social do município, tem sido uma das marcas fortes da cooperativa de crédito e quem vem conquistando, cada vez mais, a confiança dos arcoenses.

 

Niver... Nesse mês de outubro, a família Oliveira estará em festa. Hoje, dia 04, Solange de Oliveira Costa, esposa do Abel, está comemorando aniversário. No sábado,10, será a vez de minha sogra Maria Oliveira. O esposo José Maria, as filhas Carla e Cássia, a neta Stéphane e os netos Augusto e José Eduardo, bem como os genros e demais familiares, cumprimentam a matriarca e deseja-lhe votos de saúde e muitos anos de vida. A coluna deseja às aniversariantes felicidades.

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.