Vende-se Apartamento

Assuntando

Publicado em: 13 de dezembro de 2015 às 14h21
Assuntando

Centro de Identificação... Arcos acaba de ganhar mais um benefício na área de segurança pública. Na tarde da última quinta-feira,10, o Legislativo arcoense, através do presidente Geraldo Cláudio Rodrigues, inaugurou o Centro de Identificação “José Militão Teixeira” - ‘José Mantina’. O descerramento da placa contou com a presença de um bom número de pessoas, entre elas: o prefeito de Arcos ‘Baiano’; vice-prefeito Wellington Roque; membros do legislativo; o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr. Irineu Coelho; os Delegados da Comarca de Arcos, Dr. Elmer e Dr. Vivaldi; além de familiares do homenageado e populares. As pessoas que precisarem de emissão de carteiras de identidade deverão procurar pelo serviço no prédio do Legislativo, localizado á Rua 25 de Dezembro.

 

 

A imagem do retrocesso... Eram 22h20 de terça-feira, Dia da Imaculada Conceição, quando recebi uma ligação de um ouvinte me questionado: “você já viu o que esta acontecendo do lado de fora da escola da Vila Boa Vista, próximo à sua casa?”. Imediatamente, depois de responder que não, perguntei do que se tratava. O informante respondeu: “vá até lá e veja. Você não vai acreditar”.

 

Faro jornalístico... Além da curiosidade, não imaginava o que  iria ver. Fui até o local, localizado a poucos metros de onde resido. Quando lá cheguei, deparei-me com cerca de 10 pessoas sentadas próximas ao portão da escola. Antes mesmo de fazer qualquer pergunta, uma senhora veio ao meu encontro e disse: “isso é uma humilhação! Ter que passar a noite sentada num banco para garantir vaga para a minha filha.”- comentou em tom de desabafo. A vaga era para o ensino médio.

 

Mais revolta...Uma outra mãe, que já estava sentada, comentou: “já trouxe coberta, garrafa de café e vou passar a noite sentada neste banco”. Um outro senhor, apresentando-se como pai de uma aluna que fará o 6º ano e morador do bairro Esplanada, queixava-se que próximo à sua casa tem uma escola. “No nosso bairro tem uma ampla escola, mas acabaram com os anos finais do ensino fundamental. Agora estou aqui (escola Vila Boa Vista) para garantir vaga e minha filha terá que cruzar a cidade para estudar”.

 

Resposta... No dia seguinte, a reportagem da Rádio Cidade conversou com a diretora da escola da Vila Boa Vista, Ivone Rodrigues, que disse que não faltarão vagas nas escolas estaduais. “Temos poucas vagas para serem oferecidas em nossa escola, mas tenho certeza de que toda a demanda será atendida nas demais escolas estaduais’ – comentou Ivone. No momento da entrevista, a fila de pais já ‘dobrava’ a esquina e reunia quase 100 pessoas. Dentre aqueles que ‘vararam’ a noite, estava uma criança de 15 anos que queria garantir sua vaga para 2016.

 

Ensino Fundamental... Até 2012, todas as escolas municipais de Arcos ofereciam o ensino fundamental completo. Por decisão dos dois últimos prefeitos, processo iniciado por ‘Baiano’ e finalizado por Roberto Alves, o período do 6º ao 9º ano foi entregue ao Estado. Hoje, o que se vê, são crianças sendo transportadas, de bairro para bairro, dentro de ônibus com um alto custo financeiro aos cofres públicos. Talvez tão grave quanto a falta de segurança dos alunos e o sossego dos pais que tinham seus filhos estudando próximo às suas residências, está a questão dos professores concursados PIV. Serão demitidos? Serão deslocados para outras funções? Ficarão sem trabalhar e recebendo dos cofres públicos? Incertezas que não existiriam hoje, caso, em 2012, tivessem pensado nas consequências futuras.

 

‘Casinha Papai Noel’... Há cerca de 30 dias, a assessora do prefeito ‘Baiano’, Therezinha Soares Correia, disse à reportagem da Rádio Cidade que a ‘casinha do Papai Noel’ não seria exposta na Praça Floriano Peixoto. A notícia foi levada ao ar no programa ‘Bate Papo de Redação’ e a justificativa foi a falta de recursos para contratação de tendas. Depois que foi ao ar, a redação da Rádio Cidade recebeu a informação de que a administração voltou atrás na decisão e que as crianças terão a atração de volta. Nessa semana, a ‘casinha do Papai Noel’ já estava quase concluída.

 

E por falar em praça... No próximo dia 17, a Prefeitura de Arcos entregará à população mais uma praça. Desta vez, depois do bairro Esplanada, será a vez dos moradores do Santo Antônio serem presenteados com uma bela praça que está localizada nos arredores da Igreja Matriz. A obra, além de embelezar o bairro e a Matriz de Santo Antônio, já se tornou ponto de lazer para crianças e adultos. Parabéns ao governo municipal!!! É muito bom ver a aplicação do dinheiro público em obras que realmente têm significado.

 

Indicação da obra... O vereador Jamir Soares dos Reis disse à coluna que sua alegria será em dobro com a inauguração da Praça do bairro Santo Antônio. De acordo com ‘Jamir Leiteiro’, além de ter sido dele a indicação da obra, feita há anos, ele é morador do bairro. O Edir antecipou ao ‘Assuntando’ que pretende fazer uso da palavra para agradecer a administração pelo benefício e ressaltar a luta da comunidade até a consolidação da obra.

 

Eleição na Câmara... Amanhã, a partir das 17h, dentro da reunião ordinária do legislativo arcoense, com transmissão, ao vivo, pela Rádio Cidade, acontece a eleição da nova mesa diretora. A vereadora Cidinha Alves, que está em seu primeiro mandato, deverá ser eleita presidente do Legislativo. O “Assuntando” obteve a informação na última quinta-feira,10. Cidinha Alves, viúva do saudoso ex-vereador Diocélio, tem se  destacado na área da saúde e deverá obter, no mínimo, nove votos, no total de 13. O atual presidente da Câmara ‘Claudinho Despachante’, além de declarar seu voto, vem trabalhando na articulação que deverá resultar na vitória de Cidinha Alves.

 

Sucessão 2016... A inauguração do Hiper ABC/Arcos, ocorrida na última quinta-feira,8, reuniu centenas de pessoas, entre elas - é claro! - políticos. E um dos assuntos em destaque foi a sucessão municipal. Padre Almerindo da Silveira, uma promissora liderança na política local, disse à coluna que não faz parte de seus planos se candidatar nas eleições de 2016. Almerindo declarou ainda que não definiu qual posição tomará em relação à sucessão, mas deu a entender que poderá optar pela independência (neutralidade).

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.