Mérito Empresarial

Assuntando 23/09/2017

Publicado em: 25 de setembro de 2017 às 08h59
Assuntando

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 23/09/2017) - Edição 1915

Jornalista Tadeu Nunes

‘Populismo’... Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, no programa ‘Conversa com Bial”, (Rede Globo), o comandante do Exército Brasileiro General Eduardo Villas Bôas definiu o “populismo como a desgraça da América do Sul”. É, General, nós, brasileiros, sabemos o que é populismo e onde ele é capaz de levar um país. Geralmente os políticos populistas são os mais corruptos.

Sucessão no legislativo... Faltam ainda 3 meses para o término do mandato do atual presidente da Câmara Municipal de Arcos, mas, as conversas para formação da próxima mesa diretora já estão a todo vapor. Em conversa com um dos ‘articuladores’, os nomes mais cotados para assumir a cadeira de Marcelo Estevam em 2018 são de Geraldo Adriano e João Paulo ‘Marollo’.

Programa político... A única coisa que atrai a minha atenção nessa vergonhosa ‘reforma’ política é o fim dos programas eleitorais em rádio e TV. Caso seja aprovado o fim da propaganda gratuita, será um grande favor aos brasileiros, cansados de ver e ouvir tanta mentira no período eleitoral.
 
Escassez de água (1)... A cada dia fica dramática a situação de falta de água em alguns bairros da Arcos. A parte considerada alta da cidade, composta pelos bairros Calcita, Juca Dias e Planalto, está há dias sem abastecimento regular. Em resposta aos questionamentos do jornalismo da 94,3 FM, o Superintendente Regional da Copasa João Martins disse que a empresa já contratou mais 5 caminhões pipa para serem colocados à disposição dos arcoenses. Até o fechamento dessa coluna, quinta-feira, não havia notícias sobre a chegada dos referidos caminhões.
 
Escassez de água (2)... O desabastecimento de água em Arcos está fazendo com que os ouvintes da 94,3 FM congestionem o telefone da emissora. O motivo?  Revolta contra a empresa concessionária. O desespero é tão grande que existe até uma ‘fiscalização’ sobre os funcionários da Prefeitura que cuidam das praças públicas. Na ‘mina’, localizada à margem da avenida Dr. Moacir Dias de Carvalho, bairro Sion, a água está sendo disputada como se fosse ‘ouro’. Na última semana, com os ânimos exaltados, quase que sai pancadaria entre os ‘consumidores’.
 
Audiência na ALMG... Audiência pública na Assembleia Legislativa tratará da falta de abastecimento de água e de investimentos por parte da COPASA nas cidades mineiras. O evento, proposto pelo deputado Antônio Carlos Arantes, tem o apoio dos membros da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A Presidente da Copasa,  Sinara Inácio Meireles Chenna, estará presente, o mesmo acontecerá com o prefeito de Arcos Denílson Teixeira, que  já confirmaram presenças. A audiência será no dia 4 de outubro, às 15h30, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa.
 
Mais dinheiro... A desculpa dos políticos que livraram Michel Temer de ser investigado foi de que a economia seria prejudicada com o afastamento do presidente. Pois, bem! Com Temer ou sem Temer, aliás, com políticos ou não, a economia brasileira deseja crescer. Na última semana, a Receita Federal anunciou que a arrecadação cresceu 10,78% em agosto, na comparação com igual período de 2016. Acredito que esse índice será maior quando ocorrer a ‘faxina’ no Congresso e no Palácio do Planalto em 2019.

“Lavajato”... O Promotor de Justiça da Comarca de Arcos, Eduardo Fantinati, que vem recendo calorosos elogios por parte da população, participou, na ultima semana, de um curso organizado pelo Ministério Público na cidade de Curitiba (PR), a ‘terra’ de Sérgio Moro. Vale ressaltar que Dr. Fantinati é membro do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - o pavor dos corruptos e dos criminosos, principalmente os políticos.

Magistrada... Em janeiro, próximo, a Comarca de Arcos voltará a ter dois Magistrados, aliás, na verdade, duas Juízas de Direito. Trata-se de Dra. Juliana de Almeida Teixeira Goulart. que está se transferindo de Belo Horizonte para a capital do calcário. Doutora, seja bem vinda! Venha contribuir com o notável trabalho desenvolvido pelas autoridades do Judiciário, Ministério Público e Polícias Civil e Militar.

Novo Tenente... Recentemente, a Cia. da Policia Militar de Arcos ganhou o reforço de mais um oficial. Trata-se do jovem tenente Rhuan Arantes da Cunha, 26 anos, Bacharel em Direito, e que tem o mesmo perfil de trabalho do comandante tenente César Bittencourt. No aspecto de autoridades jovens e comprometidas com suas funções, pode-se dizer que Arcos é uma cidade privilegiada.

CPI (1)... Se em Arcos, os Edis acharam frágeis as denúncias apresentadas por Luiz Henrique Sabino contra o prefeito Denílson Teixeira, tanto é que rejeitaram o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na cidade de Iguatama, a coisa foi diferente.

CPI (2)... Na última segunda-feira (18), os vereadores da cidade de Iguatama aprovaram a criação da CPI para apurar as denúncias de irregularidades praticadas na administração da prefeita Ivone Leite. Uma das supostas irregularidades teria ocorrido na realização de uma festa na comunidade de ‘Garças’, onde uma empresa contratada seria de propriedade de um parente de um funcionário da administração municipal.
 
CPI (3)... Em nota encaminhada ao jornalismo da 94,3 FM, o Secretário de Governo de Iguatama, Ricardo Paulo de Oliveira, disse que a atual Câmara vem fazendo ‘notórias investidas contra o Executivo desde o início da gestão’. “Essa nova investida contra o Executivo tem como objetivo desviar a atenção da atual situação pela qual passa a Câmara e que, em breve, virá à tona’ – salientou Ricardo.
 
CPI (4)... Ainda na nota, Ricardo Oliveira comenta que a prefeita Ivone Leite vem fazendo uma gestão transparente e as ações cabíveis serão tomadas a partir do momento em que ela for notificada da abertura da CPI. “ A prefeita Ivone está tranquila e disposta a esclarecer o que for necessário pois tem plena consciência de todas as ações de sua gestão’ – avaliou.

‘Debate’... Amanhã, domingo, a partir das 11h30, pela 94,3 FM, programa ‘Debate’ com a participação da ‘Bancada Democrática’: Dimas Rodrigues, Luiz Marafelli, Gilberto Amarante e Lécio Rodrigues.

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.