Natal 2017

Assuntando

Publicado em: 08 de novembro de 2015 às 09h04
Assuntando

Crise... Apesar da Prefeitura de Arcos andar na contramão da maioria dos municípios brasileiros que enfrentam uma severa e penosa crise, inclusive com falta de dinheiro para honrar seus compromissos, a situação da economia brasileira é caótica. Hoje, o assunto é manchete em todos os noticiários, temas de debates e predomina nas conversas de ‘buteco’. A solução para a saída está tão próxima quanto a descoberta da cura do câncer, ou seja, no imaginário.

 

Visão de um empresário arcoense... E pelo jeito, em Arcos, não é só a administração municipal que não tem motivos para se queixar da economia. Na última semana, conversei com um empresário arcoense e o mesmo afirmou que o ‘país está bom demais’ e que não existe crise, e sim um ‘retorno à normalidade’. Disse ainda que a culpa de tudo que o país vive é da imprensa. Talvez pelo fato de a imprensa independente mostrar as mazelas dos políticos.

 

E por falar em crise... A mais recente pesquisa de opinião pública realizada pela CNT/Sensus, divulgada há cerca de 15 dias, aponta que a cada 10 brasileiros,7 acham o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo. E, pelo jeito,a popularidade da presidente continuará crescendo igual rabo de cavalo, ou seja, para baixo. Novas investigações sobre as Operações  ‘Lava Jato’ e ‘Zelotes’ colocam os filhos de Lula no ‘olho do furacão’, o que, automaticamente, arrasta Lula, o ‘criador’ da ‘criatura’.

 

A espera de respostas... O vereador ‘Vinícius do Mini Preço’, que há meses espera por esclarecimentos sobre o contrato entre Prefeitura e a empresa responsável pela limpeza urbana, cansou. Não aguenta mais ser empurrado com a barriga. No final do mês passado, Vinícius, desta vez com o apoio de todos os Edis, conseguiu aprovar um requerimento, que já foi encaminhado ao prefeito municipal, cobrando transparência na administração pública. No requerimento, os vereadores querem que lhes sejam enviados as planilhas de custos e de pessoal, inclusive onde os empregados estão lotados.

 

Discurso inflamado... Em seu pronunciamento na reunião que aprovou o requerimento que exige explicações do prefeito de Arcos sobre os serviços de limpeza urbana, ‘Jamir Leiteiro’ voltou a fazer um pronunciamento recheado de criticas ao executivo. “Dizem que há crise, mas se houvesse crise a prefeitura deveria era ter chamado a empresa e propor reduçãodo número de funcionários e até de repasses, mas o que se viu foi o contrário: juntaram os centavos e fizeram um aditivo de 300 mil reais. E a cidade continua suja” – desabafou.

 

Desconfiança?  CPI?... A atitude dos Edis arcoenses se deve ao fato de que a Prefeitura Municipal gastará cerca de 2 milhões de reais com serviços de limpeza na cidade, mas a cidade continua suja. Questionado sobre quais os procedimentos serão tomados, caso o executivo continue negando informações, um dos Edis disse que levará o caso ao Ministério Público. ‘O caminho poderá ser ajudicialização, pois assim haverá a certeza de que teremos respostas’.

 

Mais critica... O vereador Wirley Alves também adotou o discurso de cobrança sobre a administração municipal. Defensor e apoiador do esporte amador na cidade, ‘bandeira’ que o conduziu ao Legislativo em 2012 com uma votação espetacular, Alves pediu providencias em relação às quadras no poliesportivo. Segundo Wirley, falta manutenção nas traves, cestas de basquete e nos banheiros. ‘Recentemente participei de um torneio de veteranos do basquete e fiquei surpreso com o odorinsuportável do banheiro da quadra externa do poliesportivo. Nesse dia o vice-prefeito Wellington estava na quadra e percebeu’- disse Alves.

 

Atletas manifestaram... Um dia antes da declaração do vereador Wirley Alves, o atleta Gustavo Ribeiro participou, ao vivo, do programa ‘Bate Papo de Redação’ – transmitido de segunda a sexta-feira, às 08h, pela Rádio Cidade – reclamando das condições das quadras, inclusive do corte de fornecimento de água para os atletas. Gustavo justificou o motivo que o levou a procurar a imprensa: ‘registrei tudo que estava errado nas quadras e mostrei para o prefeito e para o vice-prefeito, porém nenhuma providência foi tomada’.

 

Resposta da SEMCELT... A produção do programa ‘Bate Papo de Redação’ ligou para a Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Lucinha Carolino, para que ela pudesse se manifestar. A secretária disse que todas as providências já haviam sido tomadas para atender às demandas dos atletas. No caso do mau cheiro do banheiro, Lucinha disse que foi uma situação atípica.

 

Leitora ilustre... Um abraço especial para uma leitora ilustre dessa coluna. Trata-se de dona ‘Zilda Padeira’. Aos 84 anos, em excelente forma, dona Zilda não abre mão de ler o CCO e ficar inteirada das noticias através da Rádio Cidade. “Todos os domingos, quando recebo o jornal, vou direto ao ‘Assuntando’. Durante a semana, fico ligadinha na Rádio Cidade para saber as notícias’ – revelou. Outro leitor assíduo da coluna é Gilberto, esposo da amiga Ester Lajes e proprietário do Mercacenter”.

 

Boa notícia 1... Não são só de noticias ruins ou falta de obras pela cidade que os arcoenses vivem. O Governo Federal, por intermédio do deputado federal Jaiminho Martins, que consegui a liberação de cerca de 17 milhões de reais através da CODESVASF, vai entregar em 2016 – que coincidência, ano eleitoral – uma grande obra para os arcoenses. Trata-se da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está localizada a cerca de 5 km da área urbana. O benefício era almejado há anos pelos moradores da zona Norte que, diante da falta de manutenção adequada da atual ETE, sofrem com o mau cheiro. Essa obra merece uma queima de fogos.

 

Boa notícia 2... A Prefeitura de Arcos vai expandir o kit alimentação para todos os funcionários (ativos e inativos) que têm rendimentos até 3 mil reais por mês. Até então, o benefício era disponibilizado somente para quem ganhava até um mil e quinhentos reais. Com a ampliação, acredita-se que outras 300 pessoas serão beneficiadas, inclusive cargos comissionados, que pode ser a maioria.

 

Boa notícia 3... O secretário municipal de Assistência Social informou à redação da Rádio Cidade que a Festa da Melhor Idade, que nas administrações anteriores era realizada em setembro, vai acontecer no próximo dia 14, sábado. O motivo que levou a Prefeitura a mudar de ideia não foi comentado, mas a secretaria informou que as inscrições estão sendo feitas nos PSFs. Parabéns!!! Será que descobriram que a desculpa de crise já não é mais aceita pela população?

 

Clima quente... O embate sobre a redução do número de vereadores na Câmara de Arcos está cada vez mais acalorado. Bate boca, troca de ofensas, entre outras coisas mais, já se tornaram ‘normais’ entre os que defendem a redução e parte dos Edis. Na última reunião, o clima esquentou e houve até discussão no plenário. O que está em jogo são dois projetos de alteração na Lei Orgânica. O primeiro, com o aval de 8vereadores, pedem a redução de 4 cadeiras. Já o outro, com assinatura de 5 Edis, prevê a diminuição de 2 vagas para o pleito do ano que vem. Os dois lados estão renitentes e dificilmente haverá um acordo para por fim à polêmica. Os próximos capítulos prometem mais emoções, ou melhor, discussões quentes. Tomara que tudo se limite ao campo das divergências de ideias e opiniões.

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.