Mérito Empresarial

Assuntando

Publicado em: 16 de novembro de 2015 às 10h25
Assuntando

Nova Iorque...Os casais arcoenses João Júlio Cardoso e Natália; Fábio Rodrigues e Nara, Alfredo e Jamila retornaram ao Brasil na última semana depois de um passeio de 15 dias pelos Estados Unidos. Na terra do ‘Tio Sam’, os amigos estiveram em Nova Iorque, onde passearam no Central Parque e visitaram a Estátua da Liberdade. Em Miami fizeram compras e finalizaram o tour em grande estilo: Orlando, onde se divertiram nas atrações mágicas da Disney World. João Júlio estava acompanhado também dos filhos Bruno e Isadora.

 

 

 

  

 

‘Filho bonito’...Todo ‘mundo’ quer ser pai do filho bonito, pelo menos é assim quando um político quer atribuir a si mesmo algum mérito. Em Arcos, a disputa pela ‘paternidade’ da liberação de recursos para a obra do novo bloco cirúrgico da Santa Casa está acirrada. O atual vice-prefeito de Arcos, Wellington Roque, foi manchete no ‘CCO’ como sendo o responsável pelo feito. Em comentário feito ao Assuntando, o ex-prefeito Roberto Alves, que ganhou a obra - avaliada em mais de dois milhões – de presente do Governador Alberto Pinto Coelho, disse ter partido dele a iniciativa de cobrar do governo de Minas a liberação dos recursos.

 

Provedor e diretor... Roberto Alves disse que antes de seu ‘adversário’ político tirar a foto, publicada nesse bissemanário, esteve em Belo Horizontena companhia do Provedor da Santa Casa, Fernando Ribeiro, e do Gerente Roberto Miranda, onde se reuniram com o Secretário de Estado da Saúdesolicitando a liberação da verba para a conclusão das obras do bloco cirúrgico. Se por um lado a ‘paternidade’ do ‘filho bonito’ ainda não foi conhecida, acredito que será necessário ‘exame de DNA’, por outro, os arcoenses assistem a uma ‘disputa’ saudável que resultará em benefício para a própria comunidade.

 

Debates... Se o clima já não é nada amistoso entre os dois políticos que disputam o mérito pela liberação de recursos, imagina quando os mesmos estiveram, frente a frente, nos debates que serão promovidos pela Rádio Cidade? No mínimo, creio eu, não faltarão assuntos para ‘alfinetadas’.

 

‘Dai a César o que é de César’... Mesmo que o atual vice-prefeito de Arcos, Wellington Roque, se esforce para ficar bem na ‘fita’, ou melhor, apareça como o ‘salvador da pátria’, é inegável que os méritos devem ser dados a Roberto Alves. Quando prefeito de Arcos, Alves conseguiu a liberação da obra junto ao Governo de Minas com o apoio do deputado federal Rodrigo de Castro. A torcida é para que os políticos continuem nessa ‘gincana’ de quem mais consegue melhorias para Arcos.

 

Sonho ou  pesadelo?... O prefeito de Arcos postou em sua página na rede social que a ‘crise’ em que assola o país esta inviabilizando a implantação do Campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Arcos e, consequentemente, o curso de Engenharia. O chefe do executivo disse ainda que as esperanças estão sendo renovadas para o ano que vem e que conta com o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes, denominado por ele como ‘patrono’ do Campus de Arcos.

 

Na torcida... Como arcoense, ao contrário dos que torcem pelo quanto pior melhor, continuo na expectativa de ver a nossa Arcos independente de Formiga no que se refere ao IFMG. Hoje, o que temos é um ‘puxadinho’ – ou ‘extensão’, como queira - do Campus da cidade vizinha. Os investimentos para a implantação da ‘filial’ podem ter superado a casa de um milhão de reais. É muito dinheiro!!!

 

E se sobra grana para o ‘puxadinho’... Falta dinheiro para a demanda na área da saúde. Na última semana, atendendo ao apelo de uma ouvinte, estive no bairro Calcita visitando uma senhora que teme ser portadora de câncer na garganta. Com 47 anos, a arcoense esperava, desde março,a sorte de obter um exame na rede pública. Sem recursos financeiros, a paciente esperou por quase 9 meses para ter acesso ao procedimento solicitado pelo oncologista. Entre ‘perrengues’ e o medo do agravamento da doença, além de idas e vindas ao PA Municipal, a jovem senhora viveu dias difíceis que foram agravados pelas negativas de ajuda por partes de políticos.

 

Fim da angústia... Na manhã da última quinta-feira,12, dentro do programa ‘Bate Papo de Redação’, exibido pela Rádio Cidade de segunda a sexta-feira, às 08h, foi levado ao ar a história e o drama da moradora do Calcita. Antes do fim do programa, através de doações de pessoas generosas, foi obtido o recurso necessário – até um pouco mais - para o pagamento do exame. Agora, a senhora, que mora em um ‘barraco’ humilde nos fundos de um ‘beco’, terá o diagnóstico correto.

 

Elogios atrás de elogios... Durante a entrevista que fiz com a senhorado Calcita, o nome do médicoLuiz Henrique Sabino Messias, plantonista no PA Municipal, foi mencionado várias vezes e de maneira carinhosa. O atendimento atencioso foi enaltecido pela nora Sabrina. “Temos que agradecer demais ao doutor Luiz Henrique que faz tudo que pode para ajudar ela. Sempre que levamos a minha sogra para atendimento no PA, na maioria das vezes, ela está debilitada. O Luiz Henrique nos atende com carinho e respeito”. O trabalho do médico plantonista não é reconhecido e elogiado somente pela família de Sabrina, mas por outras centenas de pessoas que utilizam os serviços do pronto atendimento.

 

Colar‘Marechal Deodoro’... Ontem, na Grande Loja Maçônica Oriente do Brasil’, em Belo Horizonte, aconteceu a entrega do Colar ‘Marechal Deodoro da Fonseca’. A honraria é oferecida às pessoas de destaque na sociedade mineira e que desenvolvem relevantes projetos em diferentes áreas. A iniciativa é da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira e da Grande Loja Oriente do Brasil. Entre as autoridades estaduais de destaque que receberam a comenda, estão o Delegado Geral da Polícia Civil, Márcio Simões Nabak, e o Reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva. Pelo segundo ano consecutivo, arcoenses estiveram entre os homenageados. O Delegado de Polícia Regional, Dr. Irineu José Coelho Júnior; o Juiz de Paz, Achilles Gonçalves Costa; a Educadora Maria Marlene Rodrigues e Jésus Luiz da Fonseca tornaram-seComendadores. Parabéns!!!

 

Uma coisa lembra a outra... Ainda nesse mês, a Câmara Municipal de Arcos estará entregando as honrarias de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito. Os nomes dos agraciados já foram aprovados pelos Edis. Entre os homenageados, aliás, todos são merecedores desse reconhecimento público, está o amigo Geovani Albuquerque. Agente aposentado da Polícia Federal, Giovani é advogado e reside junto com a família em Belo Horizonte. Carismático, o arcoense é admiradopelos amigos. Parabéns a todos os agraciados.

 

E por falar em Legislativo... O vereador ‘Moacir da Fumusa’ participou do programa ‘Bate Papo de Redação’ na última quinta-feira,12, e anunciou, em primeira mão, que já protocolou junto à mesa da Câmara o projeto de lei que visa reduzir o salário mensal dos próximos vereadores para R$ 970,00. Segundo Moacir, o número de 13 cadeiras será mantido, mas, mesmo assim, no final de quatro anos, o resultado será de uma economia de cerca de 3 milhões e 500 mil reais. A proposta já conta com 4 assinaturas e precisa de mais uma para entrar em apreciação.

 

Vitória da Vitória... A professora Vitória Veloso foi eleita a nova presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Arcos. Em entrevista à Rádio Cidade, a nova presidente disse que não vê a hora de colocar em prática a proibição de membros da diretoria ocuparem cargos comissionados no executivo. Pode-se dizer que a vitória da chapa 2, considerada de oposição, é um alerta para a atual administração.

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.