Mérito Empresarial

Assutando

Publicado em: 07 de março de 2016 às 11h27
Assuntando

(Matéria publicada pelo Jornal CCO em 06/03/2016)

 

 

ExpôArcos... O empresário Pablo, responsável pela Luc´s Promoções, anunciou, na última semana, a grade de shows da 33ª Exposição Agropecuária de Arcos. A estrela principal da festa será o cantor sertanejo Gustavo Lima, mas a dupla Pedro Paulo & Alex é a aposta da ‘moçada’. A festa em Arcos acontecerá entre os dias 21 e 24 de julho no parque de Exposições.

 

Viagem ao nordeste... O Sicoob União Centro Oeste vai levar um associado, com direito a acompanhante, para uma viagem inesquecível ao nordeste brasileiro. E é muito simples participar da promoção. Basta utilizar o cartão de crédito ou de débito doSicoob União Centro Oeste e torcer para ser o vencedor. Se você ainda não tem o seu cartão, corra, antes que a promoção termine. Um abraço para o competente presidente Flávio Vaz de Lima.

 

Uma coisa lembra a outra...  Falando em cooperativa de crédito, o SicoobArcomcredi, que tem como presidente Rosalvo Araújo, em breve estará de casa nova. As obras de adequação da nova agência, localizada na avenida Magalhães Pinto, já estão em fase final. O presidente Rosalvo, idealizador do novo empreendimento, está entusiasmado e não vê a hora de entregar a ampla e moderna agência à população arcoense.

 

Na boca do povo... A Câmara Municipal de Arcos, que recentemente foi alvo de criticas por parte dos arcoenses por ter rejeitado o projeto de redução de números de vereadores, volta a ganhar espaço nos noticiários locais. É que na última segunda-feira,29, por 10 votos a favor e 2 contra, o legislativo aprovou, em primeira votação, a doação de um terreno de 3.700 metros quadrados para uma empresária de Lagoa da Prata. A polêmica não é propriamente a doação, visto que outras empresas foram beneficiadas e já se instalaram no local, mas sim, a finalidade do negócio a ser implantado. No projeto, a parte interessada manifesta o desejo de construir uma casa de shows e eventos.

 

Empresários arcoenses... Um dos vereadores que votou favorável disse à coluna que poderá mudar o voto. A alegação do Edir é que o assunto ganhou grande repercussão na cidade e que outros empresários arcoenses aguardam pelo benefício. O terreno de quase 4 mil metros quadrados, localizado numa área nobre do distrito,é um ‘sonho’ de muitos empresários arcoenses. O vereador Halph Carvalho, que juntamente com Vinícius Machado, votou contra a doação, disse ser estranha a finalidade do terreno e alertou: “em Arcos existem empresários, do mesmo segmento, que nunca tiveram oportunidade de ganhar um imóvel público. Além disso, a atividade da requerente não é a de promover eventos, mas de casa lotérica”.

 

Engavetado... O projeto de doação do imóvel para a empresária de Lagoa da Prata deu entrada em 2015, mas foi ‘engavetado’ pela mesa diretora. Na opinião de um vereador, se o presidente Claudinho Despachante não quis colocar o projeto em votação é porque o mesmo merece uma discussão mais ampla. ‘O projeto ficou engavetado quase um ano e agora volta à pauta. Acho que ele vai cair’- analisou um Edir ao Assuntando.

 

Melhorias antes da aprovação... Ao justificar o seu voto favorável à doação do terreno de 3.700 metros quadrados para futuras instalações do espaço para eventos e festas, o vereador Moacir da Fumusa disse: ‘a empresária até construiu muro no imóvel e está em dia com as prestações’. Moacir se referiu às parcelas referentes às obras de melhorias que as empresas pagaram à Prefeitura. A afirmação de Moacir que, mesmo antes de ser aprovada a doação pelos Edis, o terreno já foi murado é, no mínimo, curiosa e estranha. Será que a pretendente tinha tanta certeza de que a doação seria avalizada pela Câmara?

 

O povo não perdoa... No programa ‘Bate Papo de Redação’, exibido na última terça-feira, um dia após a aprovação em primeiro turno da doação do terreno, ouvintes ligaram e criticaram a atitude do legislativo. Entre os participantes, um ouvinte disse que “iria murar parte da praça Floriano Peixoto e depois solicitar ao executivo a doação da mesma”. Outra ouvinte, moradora do bairro Sol Nascente, disse que há anos corre atrás da doação de meio lote para construir sua casa para se livrar do aluguel.

 

Ano eleitoral... E a prefeitura de Arcos dá a entender que vai mesmo intensificar as suas ações em todas as áreas, inclusive algumas que não tiveram a atenção devida nos anos anteriores. Um bom exemplo é o setor rural. A coluna foi informada de que cerca de 100 pares de mata-burros estão sendo confeccionados e em breve serão doados aos produtores rurais. É claro que o benefício irá ao encontro dos anseios dos ruralistas. Espera-se que não aconteça, a exemplo de 2012, dos mata-burros serem jogados à beira da estrada e esquecidos.

 

E não é só isso... No mês de janeiro, último, a prefeitura publicou em seus meios de comunicação – jornal e rede social – a notícia de que cerca de 250 pessoas foram beneficiadas com prótese dentária (dentaduras). Tal fato foi registrado com fotos dos beneficiados na fila de espera - uma exposição desnecessária e constrangedora para todos que lá estavam.

 

Cobertura do ‘lajão’... A ‘obra’ da cobertura do ‘lajão’, antes mesmo de ser concluída, vem recebendo criticas e elogios por parte da população. Um grupo de pessoas questiona a altura das estruturas que estão ‘soltas’ sobre as pistas da avenida sanitária 2. De acordo com os críticos, um caminhão baú não passará debaixo da estrutura metálica. Por outro lado, muitas pessoas elogiam a ‘obra’ e acreditam que ela beneficiará os feirantes.

 

Bom ou ruim... O tempo dirá se o investimento na cobertura do ‘lajão’valeu a pena ou não. Uma coisa todos devem concordar: o ‘lajão’, construído aproximadamente há 7 anos – não há placa de inauguração no local - custou aos cofres públicos mais de meio milhão de reais. Isso há cerca de 7 anos! Então, apesar de ter sido descartado para o carnaval, é preciso dar serventia ao ‘lajão’. Talvez a cobertura atraia outros eventos e até ‘feiras de roupas’, mas que não seja a do Brás.

 

Perseguição?... Não há outra palavra que não seja cretinagem para denominar a atitude de políticos, custeados com dinheiro público, que foram a Belo Horizonte para prejudicar a Rádio Cidade. Fui informado de que um político, acompanhado de seu ‘aspone’, esteve na Assembleia Legislativa para pedir que um parlamentar rompesse seus contatos com a emissora. Por se tratar de elementos insignificantes e desprezíveis,a coluna não se dará ao trabalho de mencionar os seus nomes.

 

 

 

Fim do crime ambiental?...

 

Na manhã da última segunda-feira,29, depois do Assuntando publicar que o secretário municipal de Meio Ambiente William Alves afirmou que a ordem do prefeito não estava sendo acatada, a prefeitura de Arcos deu início à ‘obra’ na rua Álvares da Silva. Há mais de um ano, esse colunista vem alertando a prefeitura sobre o esgoto lançado dentro do canal da avenida sanitária 2. A ‘obra’, como definiu Wiiliam, era simples e foi executada em 3 dias. Será que para realização de obras na cidade os funcionários terão que desafiar o chefe?

Assuntando por Tadeu Nunes

Site: http://www.jornalcco.com.br/

Aurélio Tadeu Nunes de Sousa é  jornalista - Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC Minas Arcos - e responsável pela coluna ‘Assuntando’.

Jornalista do Ano - Merito Empresarial 2012, 2013 e 2014; prêmio ‘Top of Mind’ 2012, 2013, 2014 e 2015; Medalha ‘Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais’; ‘Medalha Marechal Deodoro da Fonseca’ e apresentador do programa ‘Bate Papo de Redação’, na Rádio Cidade.