UNINTER

Compromisso com a Bíblia Sagrada

Publicado em: 08 de julho de 2019 às 08h35
Identidade Presbiteriana

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 06/07/2019) - Edição 2008

Éder Henrique - Pastor Presbiteriano

Antes de tudo deve-se lembrar que toda crença é uma confissão e por isso, a igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos é uma igreja cristã, que surgiu no período da Reforma Protestante no século 16, possui um compromisso de fidelidade ao confessar e reafirmar que a Bíblia Sagrada, que possui os seguintes livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessalonicenses, 2ª Tessalonicenses, 1ª Timóteo, 2ª Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, 1ª Pedro, 2ª Pedro, 1ª João, 2ª João, 3ª João, Judas e Apocalipse foram dados por divina inspiração de Deus para serem a regra de fé e de prática neste mundo, sendo a Palavra de Deus.  

Um verdadeiro cristão conhece, compreende e sempre se submete ao conteúdo ensinado pela Bíblia Sagrada, confessando que a Bíblia Sagrada é perfeita e infalível, sendo um maravilhoso presente de Deus, que utilizou padrões humanos na composição de sua Santa Palavra. Portanto, a compreensão e a explicação delas o Senhor Soberano Deus entregou aos homens, sendo muito importante a constante leitura, meditação e estudo diário da Bíblia. Isso pode ser analisado na própria Escritura Sagrada, quando o profeta Neemias explicou durante uma manhã inteira a todos, até as crianças “à medida que iam lendo” (Neemias 8). O Senhor Jesus Cristo explicou aos discípulos de Emaús a história do Messias, “a partir de Moisés e os profetas” (Lucas 24). Felipe “a partir do texto do Profeta Isaias, explicou ao Eunuco que Jesus era a mensagem do profeta (Atos 8). O Apóstolo Pedro afirmou que havia assuntos difíceis nas cartas do Apóstolo Paulo e que os “maus pregadores” deturpavam a pureza da mensagem de Deus (2ª Pedro 3) e o próprio Apóstolo Paulo frequentemente “explicava a Escritura”.

A Bíblia é a perfeita revelação da vontade e da pessoa de Deus “o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Deuteronômio 8.3). Sendo assim, o verdadeiro cristão é orientado somente pela Bíblia Sagrada, através da iluminação do Espírito Santo e descrer, ignorar ou desobedecer a qualquer palavra da Escritura Sagrada é um ato de desobediência contra o próprio Deus. Então não resta dúvida que a compreensão da Escritura vem com a explicação, ou do ensino, aclarado e confessado. Não que as Escrituras sejam em si obscuras, mas, agradou Deus, que pelo Divino Espírito Santo iluminasse seus servos a fim de que com a sabedoria e os instrumentos humanos (língua, métodos, meios, lógicas) firmados na Escritura, servissem de auxílio na compreensão da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Identidade Presbiteriana por Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos

Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos
Avenida Governador Valadares, 248, Centro

Facebook: Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos        Instagram: @ipbarcos