TELETON

Deus fala por meio da sua criação

Publicado em: 23 de setembro de 2019 às 09h08
Identidade Presbiteriana

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 14/09/2019) - Ediçãoi 2018

Éder Henrique - Pastor Presbiteriano

A Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos é uma igreja reformada, ou seja, originou-se na Reforma Protestante no século XVI e por isso, reafirma a autoridade suprema da Bíblia Sagrada como palavra inerrante e infalível de Deus, além de ser a “confissão de fé” da igreja e regra de fé e prática. A Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos é uma igreja confessional, que adota os símbolos de fé da Assembleia de Westminster (1643-1649) como exposição da Escritura Sagrada e no primeiro parágrafo do capítulo 1, intitulado “Da Sagrada Escritura” da Confissão de fé de Westminster está escrito: “Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, de tal modo que os homens ficam injustificados, contudo não são suficientes para transmitir aquele conhecimento de Deus e da sua vontade, necessário à salvação; portanto aprouve ao Senhor, em diversos tempos e diferentes formas, revelar-se à sua Igreja e declarar aquela sua vontade. E depois, para melhor preservar e propagar a verdade, e para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e a malícia de Satanás e do mundo, entregou a mesma para que fosse plenamente escrita. Isso torna a Sagrada Escritura totalmente indispensável, tendo então cessado aquelas antigas formas de Deus revelar sua vontade a seu povo” (CFW 1.1).

Este primeiro parágrafo da Confissão de fé de Westminster lembra o Salmo 19 que ensina um fato bíblico, que Deus tem dois modos de se apresentar ao mundo: 1) REVELAÇÃO GERAL: Deus se revela na obra da criação. A luz da natureza, ou seja, todas as coisas criadas por Deus, comprovam a existência de um Criador soberano, supremo e absoluto; 2) REVELAÇÃO ESPECIAL: Deus se revela na Bíblia Sagrada. Tendo Deus revelado e escrito na Sua Palavra tudo o que é útil para o ensino, repreensão, correção e educação na Justiça é capaz de tornar o homem de Deus perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2ªTimóteo 3.16-17).

Sendo assim, a vontade de Deus está revelada somente na Escritura Sagrada, porque antigamente, Deus inspirou os profetas e os apóstolos e concedeu dons extraordinários por meio de sonhos, visões, adivinhações, sinais e teofanias (aparições de Deus) revelando a vontade de Deus para que a Bíblia fosse escrita. A própria Bíblia afirma que esses meios extraordinários cessaram com a vinda do Salvador Jesus Cristo ao mundo e cumpriram o seu propósito (Hebreus 1.1-4), portanto, o que é para ser conhecido de Deus está escrito na Bíblia, a vontade de Deus está registrada na Bíblia e a maneira correta de um cristão viver neste mundo também está escrito Bíblia, portanto, a Revelação geral e especial de Deus, toda a humanidade é responsável e indesculpável diante de Deus por seus atos.

Identidade Presbiteriana por Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos

Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos
Avenida Governador Valadares, 248, Centro

Facebook: Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos        Instagram: @ipbarcos