Vende-se Apartamento

Dislipidemias: dúvidas mais frequentes

Publicado em: 12 de agosto de 2019 às 08h43
Saúde

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em  03/08/2019) - Edição 2012

Dr. Tarcísio Narcísio Silva

 

O que é o Colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) presente em nosso organismo, importante para a formação das células do nosso corpo e para a produção de várias substâncias, como alguns tipos de hormônios. Seu excesso no sangue (chamado HIPERCOLESTEROLEMIA) pode provocar, em pessoas predispostas, aterosclerose, responsável por grande parte dos casos de infarto, derrames e outras doenças vasculares.

 

 

O que são triglicérides?

São outro tipo de gordura, importante em nosso organismo como reserva de energia. Seu excesso no sangue (HIPERTRIGLICERIDEMIA) pode também levar a danos aos vasos sanguíneos e coração, mas pode trazer outras complicações como tromboses e pancreatite.

 

O que leva ao aumento do colesterol e de triglicérides no sangue?

Na maioria dos casos se deve a hábitos de vida pouco saudáveis como alimentação rica em gorduras, excesso de açúcares, falta de fibras na dieta, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e falta de exercícios físicos.

Pode também ser provocado por alguns problemas de saúde como doenças do fígado, rins, alterações hormonais, excesso de peso e uso de alguns medicamentos.

Existem as causas hereditárias, onde muitas vezes a pessoa leva uma vida saudável, mas mesmo assim apresenta altos níveis de colesterol no sangue, produzidos pelo fígado.

 

 

O que são gorduras trans?

São um tipo de gordura modificada de forma industrial, a partir de um processo chamado hidrogenação, que altera a molécula de óleos e gorduras. Essas gorduras, chamadas ‘hidrogenadas’ estão presentes em margarinas, cremes vegetais, sorvetes, nuggets, biscoitos e vários alimentos. Representam um risco para a saúde porque levam ao aumento do LDL (proteína que transporta colesterol provocando aterosclerose) e abaixam o HDL (proteína que retira excesso de colesterol dos vasos sanguíneos, prevenindo a aterosclerose).

 

Como o azeite ajuda no controle do colesterol?

O azeite é rico num tipo de gordura chamada mono-insaturada, capaz de reduzir o LDL e de aumentar o HDL. O azeite faz, portanto, exatamente o oposto do que as gorduras trans em nosso organismo.

 

Qual a melhor gordura para preparar os alimentos?

Os óleos de cozinha são ricos em dois tipos de gordura: as chamadas poli-insaturadas, capazes de baixar tanto HDL quanto LDL, e as gorduras mono-insaturadas, que baixam apenas o LDL, sem baixar o HDL. O óleo de canola e o azeite de oliva são os mais ricos nos mono-insaturados. O óleo de soja, muito usado pelos brasileiros, tem menos monoinsaturados que o óleo de canola e o azeite, mas é considerado um bom óleo para uso. Banha de porco pode ser utilizada, de preferência do tipo “caipira”, ou seja, não industrializada. Na verdade, existe uma variação de pessoa para pessoa em como óleos e banha vão interferir nos níveis de gorduras no sangue. Isso parece ser determinado geneticamente, podendo ter fundo hereditário. Por isso, tanto para banha quanto para os óleos de cozinha, vale a regra: não se pode exagerar na quantidade!

 

Quando é necessário usar medicações para o controle do colesterol e triglicérides?

Sempre que não se consegue o controle do colesterol e triglicérides com dieta adequada e atividade física regular, devemos utilizar medicamentos. Nos casos em que a causa se deve a problemas hereditários, geralmente há a necessidade de usar medicações porque só dieta e exercícios são ineficazes na maioria desses pacientes.

Saúde por Dr. Tarcísio Narcísio Silva

Médico Endocrinologista e Metabologista - CRM 36.468