Vende-se Apartamento

EMOÇÃO x APRENDIZAGEM

Publicado em: 21 de dezembro de 2020 às 11h24
Consult Psico

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 12/12/2020) - Edição 2081

Psicóloga Jaqueline Prado

Todas as informações que recebemos, o nosso cérebro faz o registro, assim como todas as emoções por meio de impulsos elétricos passam pelos registros de partículas dos afetos ou desafetos recebidos ou existentes ao longo da vida. Na realidade, somos o que vivenciamos, lembramos e experimentamos.

O cérebro estabelece um funcionamento que responde aos estímulos para realização de potencial de atividades elétricas. Quando falamos de aprendizagem, deve-se considerar os estímulos recebidos. Esses estímulos possuem informações como: visão, som, gustação e olfato, chegando a uma parte do cérebro, ao tálamo, que tem a função de receber esses estímulos, reenviando-os para áreas específicas. Essas áreas se responsabilizam pela elaboração,associação e decodificação das informações recebidas.

Um exemplo do funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem: um estudante, ao adentrar uma sala de aula presencial ou virtual, apenas irá assistir à aula; o seu cérebro precisa de desafios, interação, participação sempre. Para que isso ocorra, o professor deverá estimular a curiosidade. O cérebro adora descobertas, isso significa que é fundamental que o ritmo de uma aula seja sempre desafiador e emoldurado por afetividade. A aprendizagem promove novas conexões neurais. O educador comprometido é aquele que se disponibiliza, mas não exige do estudante uma única maneira de se posicionar, igual à sua, mas permite apontar caminhos, permitindo assim que o estudante desenvolva a aprendizagem em seu ritmo, de forma proveitosa. No processo de aprendizagem, o educador deve ser um incentivador de diversas possibilidades e potencialidades, considerando que o cérebro é um sistema aberto de possibilidades.Assim, a cada descoberta e desafio, novas emoções são estabelecidas pelo cérebro.

Consult Psico por Jaqueline Ap. Mendonça Prado

Telefone: (37) 9.9197-2730