UNINTER

Exemplos de superação

Publicado em: 08 de julho de 2019 às 09h21
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 06/07/2019) - Edição 2008

Marlon Santos

 

ALÔ, ARCOS! Você ainda pode começar tudo de novo, de um jeito novo e quantas vezes quiser. Não deu certo? Comece novamente, comece quantas vezes você quiser, da maneira que quiser, mas apenas comece! Você tem uma nova chance a cada manhã, não desperdice a chance de ser feliz. Todo dia é um novo dia para superar o passado. E foi esta a tônica do campeonato Regional Master 40+, que mostrou que o tempo não destrói o talento de atletas que fizeram história no futebol regional. Uma iniciativa que partiu da diretoria do Associação de Arcos em parceria com algumas pessoas, e que deixou sinais positivos para os atletas. Não faltaram elogios da maioria dos participante, e até mesmo as equipes que foram eliminadas da competição ficaram felizes com o resultado, algo raro de acontecer. A experiência foi algo que deixou os desportistas perplexos, pois além de mostrarem um belo futebol dentro das quatro linhas, eis que fora dos gramados, o que se viu foi o entusiasmo de todos os envolvidos. Todos os clubes que estiveram presentes se mostraram dispostos a participar de uma provável edição no próximo ano. A comissão organizadora foi impecável, e em momento algum favoreceu alguma equipe, e o resultado foi que o São Sebastião da cidade de Pains ergueu o troféu. Aliás, havia pessoas que estavam torcendo para que o regional Master afundasse, e com um sentimento de inveja mostravam seu ódio. A inveja é um sentimento muito forte e que pode nos atrapalhar em muitas situações, seja quando nutrimos esse sentimento por alguém ou quando acontece o contrário. Com ela, temos a falsidade e o recalque, e precisamos estar sempre atentos para não deixar isso nos afetar. Mas todos se superaram, e foi uma festa que obviamente terá novos capítulos. Quem viver, verá!

 

Categoria de base

Infelizmente, este ano não teremos um campeonato dedicado às categorias de base, e é uma notícia muito triste. Desde o ano passado que os nossos futuros atletas caíram no esquecimento, e o futebol de Arcos perdeu o brilho. Talvez ainda tenhamos uma 'luz no fundo do túnel' , mas o tempo está passando e até o presente momento não temos sequer uma projeção da realização do municipal da categoria de base. O futebol ensina que trabalhar junto com os colegas resulta no melhor resultado para todos. Não adianta querer jogar sozinho, nem ser "fominha" – o grupo mais unido e equilibrado vai levar a maior vantagem. Os colegas de time ficam felizes uns pelos outros, pois os sucessos dos membros beneficiarão a equipe como um todo. Porém, temos que suportar assistir aos nossos adolescentes treinando, e sem perspectivas de dias melhores. É importante mostrar para o pequeno atleta, que até times campeões perdem, e que isso não quer dizer que os jogadores não são bons. Talvez eles não estivessem bem naquele momento, mas na próxima vez sempre pode ser diferente. As crianças aprendem com o futebol a pensar no que causou a derrota, e que é importante trabalhar para dar o melhor no futuro. Esse aprendizado se aplica muito além do esporte, tanto na vida pessoal como profissional. Vamos aguardando o desfecho deste triste episódio de nosso futebol de campo.

 

Guarani de Divinópolis e Bola e Viola serão as atrações em julho

Estamos iniciando o mês de julho, e com novidades no nosso futebol de campo. No dia 20 de julho estará em Arcos a equipe do Guarani de Divinópolis, em amistoso contra a equipe do Vila Esporte Clube, nas categorias de base. Quem será o responsável pela vinda do Guarani em Arcos é o vice-presidente da Liga Amadora de Arcos, Marco Antônio Azevedo. Nos dias 21 e 28 de julho, o Palmeiras realizará um 'Bola e Viola' com a presença de equipes de Arcos e região. Este 'Bola e Viola' poderá ter a presença de 12 equipes e promete movimentar o futebol arcoense.

No início do mês de agosto teremos o campeonato que será organizado pela Semcelt e deverá contar com 10 clubes, entre elas, o Vila, Associação, Ypiranga, Palmeiras, Social, Bela Vista, Sociedade, União Prata e Santana. Na próxima edição teremos detalhes do torneio e também a confirmação dos clubes participantes.

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br