UNINTER

Festa da categoria de base no estádio Juca Pequeno

Publicado em: 22 de julho de 2019 às 08h52
Coluna Esporte
Festa da categoria de base no estádio Juca Pequeno

Os jogos das categorias de base foram muito disputados

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 20/07/2019) - Edição 2010

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! O último dia 13 de julho ficará para a história do futebol de campo de  Arcos, pois o estádio Juca Pequeno recebeu um grande número de torcedores para assistirem a uma série de jogos amistosos envolvendo as categorias de  base do Vila/América (de Arcos) enfrentando o Palestra (de Lagoa da Prata) e o Guarani, de Divinópolis. Os jogos foram iniciados às 8 horas e se estenderam até as 13 horas. Foram arrecadados alimentos não perecíveis para o Lar Pousada  dos Bertos, e a diretoria do Guarani de Divinópolis repassou duas camisas oficiais para serem sorteadas. O dinheiro arrecadado será revertido para o Lar Pousada  dos Bertos. Foi um espetáculo dentro das quatro linhas, e nas arquibancadas havia a presença dos familiares das crianças que atuavam pelas equipes. Para que o leitor tenha uma noção, tivemos uma arquibancada colorida de verde, vermelho, azul e branco. O verde e branco representam o Vila; o azul e branco, o Palestra; e o vermelho e branco, o Guarani de Divinópolis. O organizador deste evento esportivo foi o vice-presidente da Liga Amadora de Arcos, Marco Antônio Azevedo, juntamente à diretoria do Vila Esporte Clube. “Estou muito satisfeito com o resultado dentro e fora dos gramados, pois foi uma festa muito bonita e tivemos uma grande presença de público. Com isso conseguimos arrecadar uma grande quantidade de alimentos”, disse Marco Antônio. Mas no decorrer da manhã esportiva, o torcedor, os organizadores e atletas foram lembrando de um passado não muito distante, quando tínhamos a realização do campeonato municipal de base. “Infelizmente, o municipal da categoria de base não existe mais, e com isso a cidade sente um vácuo grande em se tratando de futebol de campo; afinal, é na categoria de base que tudo começa”, desabafou Azevedo. Portanto, fica o registro de uma manhã esportiva que conseguiu reunir os nossos garotos e adolescentes para simplesmente jogarem uma partida  de futebol, e que novos eventos como esse sejam realizados em Arcos. Quem viver, verá!

 

Vila/América e Escola de Futebol Palestra

O convidado para enfrentar o Vila/América nas categorias  sub-9 e sub-11 foi a conceituada Escola de Futebol Palestra, da cidade de Lagoa da Prata. Na categoria sub-11, o Vila/América lutou muito para conquistar a vitória pelo placar de 3 a 2. Nesta categoria, o Palestra mostrou uma equipe muito organizada, e sob o comando de João Pedro foi um time lutador. Já na categoria sub-9, o empate em um a um no tempo normal levou o jogo para decisão em cobrança de penalidades, e o Vila/América venceu por 4 a 1.

 

Vila/América e Guarani de Divinópolis

Outro convidado foi o Guarani de Divinópolis, que também foi um adversário que dentro de campo se mostrou uma equipe competitiva. Na categoria sub-13, o Guarani chegou a abrir  o placar, e parecia que venceria com certa facilidade, mas ao final do tempo normal tivemos um empate em 2 a 2. Na cobrança de penalidade, o Vila/América foi feliz e venceu por 3 a 1. Na categoria sub-17, o equilíbrio foi evidente, e o empate em 2 a 2, novamente, deixou a decisão para a cobrança de penalidades. Dessa vez, o Guarani foi o vitorioso, e após uma série de cobranças de penalidades, conseguiu vencer por 8 a 7.

 

Resumo

Em síntese, podemos afirmar que realmente o Vila/América, sob o comando dos técnicos Vinícius e Tiaguinho, estão seguindo o caminho correto. O ‘verdão’ enfrentou duas equipes conceituadas da região. O Palestra é atualmente uma escola de futebol muito respeitada na cidade de Lagoa da Prata e região. Já o Guarani é um velho conhecido do futebol profissional de Minas Gerais, e mostrou que realmente tem uma grande equipe.

 

Amistoso

Sub-11- Vila/América 3 x 2 Palestra
Sub-9- Vila/América 1 x 1 Palestra (Lagoa da Prata)
Pênaltis- Vila/América 4 x 1 Palestra
Sub-13- Vila/América 2 x 2 Guarani (Divinópolis)
Pênaltis- Vila/América 3 x 1 Guarani (Divinópolis)
Sub-17- Vila/América 2 x 2 Guarani (Divinópolis)
Pênaltis - Guarani (Divinópolis) 8 x 7 Vila/América


Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br