(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 12/12/2020) - Edição 2081
Sr. Tarcísio Silva
Corresponde à queda do nível de açúcar no sangue, a glicose. Os sintomas aparecem geralmente quando a glicose no sangue cai em níveis abaixo de 60mg/dl. No entanto, algumas pessoas só vão se sentir mal quando a glicose está abaixo de 40mg/dl. Portanto, é muito variável o nível de hipoglicemia necessário para causar sintomas.
Os principais são: tonturas, tremores, palpitações, sudorese, dormências, vista escura e fraqueza. Algumas pessoas se queixam de enxaqueca, náuseas, nervosismo. Nos casos mais graves a hipoglicemia pode levar a desmaios e convulsões. Nas pessoas idosas há o risco de provocarem infarto e derrame.
Existem desde causas simples até doenças graves, com sérios riscos para a saúde.
Na maioria dos casos, se deve a alimentação desbalanceada ou jejuns prolongados. Ocorre com frequência em pessoas que estão tentando emagrecer às custas de dietas rigorosas ou com atividades físicas excessivas.
Em crianças e adolescentes, há uma necessidade maior de nutrientes devido ao crescimento, e se a dieta não for adequada, podem ocorrer crises de hipoglicemia.
Algumas doenças podem desencadear hipoglicemias, como problemas hormonais, tumores, infecções, alcoolismo, doenças do fígado e dos rins. Várias medicações e estresse prolongado podem predispor a queda dos níveis de açúcar do sangue.
Hipoglicemia é muito comum em pacientes diabéticos que estão tomando doses altas de medicações e se alimentando de forma errada.
Diagnóstico e tratamento
A melhor forma de se confirmar a hipoglicemia é dosar a glicose no momento em que a pessoa está tendo os sintomas. Várias doenças podem provocar sintomas semelhantes à hipoglicemia. Portanto, o paciente deve passar por um exame médico cuidadoso para se descartar outras doenças e confirmar hipoglicemia.
O tratamento se baseia na causa da hipoglicemia. Como dito anteriormente, existem doenças sérias que devem ser afastadas, pois podem comprometer a vida do paciente. Independente da causa, todos os pacientes precisam receber orientação nutricional adequada. Existem medicações que podem prevenir ou reverter as crises de hipoglicemia, mas a alimentação balanceada é parte fundamental do tratamento.