Vende-se Apartamento

Hoje começa o Campeonato Arcoense de Futebol

Publicado em: 05 de agosto de 2019 às 09h08
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 03/08/2019) - Edição 2012

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Nesta tarde o estádio Joaquim Caetano Sobrinho será palco da abertura do Campeonato Arcoense de Futebol. Estarão em campo as equipes do União Prata e do Social. O jogo iniciará às 14h e depois teremos o embate entre o Santana e o Vila. Esses dois jogos irão abrir o campeonato. A entrada é franca e haverá completo serviço de bar.

O União Prata e o Social irão realizar um confronto interessante, pois ambos não se enfrentam há um bom tempo. O União Prata chega ao torneio prometendo surpreender  seus adversários e o Social quer tentar recuperar o prestígio, porque foi campeão municipal em 2009 e depois viveu entre altos e baixos. O jogo de fundo envolve o Santana e o Vila, trata-se de dois velhos conhecidos do desportista arcoense. O Vila não conquista o municipal desde o longínquo ano de 2003 e agora chega ao torneio com muita força. É uma equipe altamente técnica e muito entrosada. Irá encarar o Santana com a pretensão de conquistar novos horizontes. Já o Santana, que foi vice-campeão em 2017, vai aos poucos se firmando entre os gigantes de nosso futebol de campo.

Amanhã será dia de completar a primeira rodada do Campeonato Arcoense de Futebol e os jogos acontecerão no estádio João Vaz Sobrinho. No primeiro embate, o Palmeiras encara o Bela Vista, às 14h, e depois teremos o grande clássico entre o Ypiranga e Associação. No confronto entre Palmeiras e Bela Vista podemos esperar um jogo equilibrado e com diversas alternativas dentro das quatro linhas, pois são duas equipes que sempre demonstram um futebol dinâmico. Falar do clássico entre Ypiranga e Associação é como prever algo inimaginável, afinal, é um daqueles   duelos que deixam cicatrizes. Dizem que o clássico entre o Ypiranga e Associação sempre tem uma história diferente e mesmo quando o árbitro encerra o jogo tem polêmica, o que costuma dividir as atenções de todos envolvidos. Portanto, vamos acompanhar de perto esta rodada de abertura e começar a escrever novos capítulos na história do futebol de campo de Arcos.

 

Detalhes

O Campeonato Arcoense de Futebol tem início neste final de semana e a sua primeira fase termina no dia 15 de setembro. Já as semifinais têm  data confirmada para os dias 21 e 28 de setembro. A grande final será realizada em duas partidas a serem realizadas nos dias 5 e 13 de outubro, com a presença das equipes do Ypiranga, Associação, Vila, Social, Bela Vista, Palmeiras, Santana e União Prata. Durante o torneio não haverá cobrança de ingressos. O torneio terá a organização da Semcelt (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo).

 

Entenda o caso

Desde o final do campeonato municipal de 2018, que só terminou em 2019, os dirigentes estavam incomodados com diversas situações que envolviam a Liga Amadora de Arcos e seus filiados. O movimento foi crescendo gradativamente até se tornar uma realidade. Entre as reivindicações estava a limitação de inscrições de atletas de outras localidades, a extinção da Seletiva, maior segurança para os envolvidos dentro das quatro linhas e a presença de uma ambulância ou de um técnico de enfermagem durante os jogos. Outro detalhe importante é que os ‘cartolas’ querem maior transparência no que se refere à súmula e demais documentos envolvendo seus atletas. O desejo de se desligar da Liga Amadora foi crescendo, e com o decorrer do tempo os diretores resolveram repassar o comando para a Semcelt (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo). Sempre é bom lembrar que todos os campeonatos de futebol de campo que são realizados em Arcos são custeados pela Semcelt. A Liga Amadora é parceira na parte da organização.

 

Primeira rodada

Dia 3 de Agosto - Estádio Joaquim Caetano Sobrinho (Campo do Associação)
14 horas - União Prata x Social
16 horas - Santana x Vila

Dia 4 de Agosto - Estádio João Vaz Sobrinho (Campo do Ypiranga)
14 horas - Palmeiras x Bela Vista
16 horas - Ypiranga x Associação

 

Segunda rodada

Dia 10 de Agosto - Estádio Juca Pequeno (Campo do Vila)
14 horas - Ypiranga x Palmeiras
16 horas - Vila x União Prata

Dia 11 de Agosto - Estádio Joaquim Caetano Sobrinho (Campo do Associação)
14 horas - Santana x Social
16 horas - Associação x Bela Vista

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br