Vende-se Apartamento

José Raimundo e sua história vitoriosa no futebol

Publicado em: 29 de janeiro de 2018 às 08h41
Coluna Esporte
José Raimundo e sua história vitoriosa no futebol

José Raimundo sempre foi um técnico muito dinâmico 

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 27/01/2018) - Edição 1933

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! José Raimundo de Moraes (ou simplesmente ‘Gordo’) jogou futebol durante muitos anos, porém, em 1999 teve que encerrar a carreira devido a uma contusão gravíssima no cotovelo durante uma partida de futsal. No dia 3 de fevereiro, José Raimundo e seu irmão Pedro Antônio resolveram criar uma equipe de futebol para os funcionários da empresa Cazanga se divertirem durante os finais de semana; e os jogos sempre eram realizados no campo do União Gameleira. “No início  chegamos a ficar praticamente seis meses sem vencer sequer um jogo, mas isso não tinha tanta importância, pois o objetivo era interagir”, disse ‘Gordo’.

Em 2002, o Cazanga começou a disputar campeonatos realizados oficialmente em Arcos e a Copa Master foi o primeiro torneio. “Em 2005, vencemos o primeiro jogo da semifinal contra o Itaú por 2 a 0 e poderíamos sofrer uma derrota até mesmo por dois gols de diferença no segundo jogo, que chegaríamos à final, mas a derrota de 4 a 0 tirou nossa chance. Meu irmão desanimou, mas eu (José Raimundo) aprendi a lição e prometi para  mim mesmo que  iria me tornar um vencedor”, desabafou Raimundo.

Em 2007, o Cazanga conquistou o seu primeiro  campeonato da Copa Arcos de Master. Já o ano de 2009 foi inesquecível, pois ao lado do amigo Givanildo foram responsáveis pela montagem do Social Esporte Clube e conquistaram o municipal ao eliminar o Ypiranga na semifinal e vencer o Associação na grande final, com jogadores na sua maioria veteranos, desacreditados e jovens promessas do futebol arcoense.

“Vencemos os considerados ‘gigantes’ do nosso futebol, e dentro de seus domínios, com destaque para o arqueiro Edvaldo, o zagueiro Flávio e o atacante João Flávio”, comentou José Raimundo, em tom de entusiasmo. Em 2011 o Cazanga disputou o Torneio Seletivo e se classificou para o municipal do ano seguinte. No ano de 2013, o Cazanga chegou à final do municipal nas categorias aspirante e titular, sendo campeão na categoria aspirante e vice-campeão nos titulares. Quando chegou o ano de 2016 aconteceu uma mudança radical na diretoria do Cazanga e novos diretores foram aderindo ao projeto de tornar o Cazanga uma equipe campeã, entre eles o comerciante Phael Silva, que é atualmente o vice-presidente.

Com esta nova mentalidade, o Cazanga conquistou o municipal de 2017, e teve como grande trunfo a união dos jogadores. “Foi uma mistura de talento e raça, e com esses ingredientes chegamos ao topo do futebol de campo de Arcos”, concluiu José Raimundo. Portanto, esse é o resumo da trajetória  de um dos técnicos de futebol mais competentes de Arcos, e que sirva de exemplo para outros comandantes.

Agradecimentos

José Raimundo faz questão de agradecer aos parceiros que sempre estiveram ao seu lado. Seus apoiadores são a empresa Calcário Cazanga, o comerciante Phael Silva, o Mercadão MG por meio de Jonathan Lacerda, os jogadores e em especial Gustavo Pacheco. Afinal, o futebol é uma das grandes paixões de José Raimundo Moraes.

 

Títulos conquistados pelo Cazanga

5 Copa Master
5 Copa Arcos de Futebol Society
Campeão do Torneio Seletivo
Campeão municipal de futsal
Campeão da Copa Arcos
Campeão Municipal Aspirante
Campeão Municipal Titular

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br