Vende-se Apartamento

Muay Thai é o esporte do momento entre as mulheres

Publicado em: 30 de novembro de 2015 às 14h34
Coluna Esporte

ALÔ, ARCOS! Na sexta-feira, dia 13 de novembro, aconteceu um evento na Academia Garra Team que ficou  marcado, pois trata-se da primeira graduação exclusivamente feminina. As mulheres passaram pelos exames físico, técnico e psicológico.  Como já era de se esperar, elas foram muito bem, sendo todas graduadas com todas as honras.

 

Tempos atrás, era até comum ver pessoas com preconceitos com as poucas mulheres que treinavam artes marciais, mas esta mentalidade arcaica acabou, pois hoje em dia as academias de lutas estão lotadas de mulheres, que treinam praticamente em igualdade com os homens. 

 

 O Muay Thai ganhou as mulheres por combinar dois desejos femininos quase que universais: a perda rápida de calorias – é possível eliminar aproximadamente 2.000 calorias em uma aula – e a tonificação de glúteos, pernas e abdômen.

 

Ao contrário da maioria das lutas, que focam a atividade nos membros superiores, o Muay Thai trabalha insistentemente chutes e golpes de defesa com as pernas. Assim, elas chegam na aula loucas para perder peso e definir o corpo e saem apaixonadas pelo Muay Thai. O boxe tailandês (Muay Thai), parece ter um efeito de paixão arrebatadora sobre as mulheres. O relato da maioria das praticantes é que foram para conhecer, mas não imaginavam que sairiam dali já pensando em não parar “nunca mais”.

 

Jordânia é um exemplo de superação

Um grande exemplo da eficácia do Muay Thai é a professora e lutadora Jordânia Gomide Camargo, 24 anos. Ela perdeu 26 kg e modelou seu corpo. Além de deixar a saúde em dia, começou a treinar há dois anos e meio, na equipe Garra Team, uma das mais tradicionais da cidade e de Minas Gerais. Hoje, juntamente com Márcia Camargo, ministra as aulas feminina de Muay Thai para mais de cem alunas, que também têm levado muito a sério esta luta tão eficiente para o corpo e a mente.

 

Incentivadores

Um dos maiores incentivadores das mulheres, na prática do Muay Thai em nossa cidade, tem sido o nosso campeão, Mestre Márcio Camargo (introdutor do Muay Thai em Arcos e região), e também sua esposa, Jordânia Camargo, e sua filha Márcia Camargo. Elas têm motivado centenas de mulheres durante os treinos.

 

Para as interessadas em sair da rotina e treinar o Muay Thai, a Academia Garra fica na rua São Geraldo, 788 - Centro. Tel. (37) 99813-3589

 

Benefícios do Muay Thai

De acordo com as opiniões de alunas e professores, montamos uma série de benefícios que os próprios praticantes afirmam ter obtido através dos treinos de Muay Thai. Com certeza serve de motivação para os interessados em praticar esta luta tão fascinante.

1. Queima de calorias: todas as mulheres relataram perda de peso e mudança no corpo a partir de dois meses de aula.

2. Pernas e glúteos torneados em uma atividade prazerosa – sem a monotonia dos exercícios de repetição da musculação.

3. Abdômen sarado sem a necessidade de tantos abdominais.

4. Alívio do estresse: porque a prática dos golpes funciona para ‘descarregar’ a tensão.

5. Mulheres sentem-se mais seguras, afinal, a luta é também uma forma de se defender.

 

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br