Natal 2017

No primeiro semestre tem Copa Arcos

Publicado em: 22 de janeiro de 2018 às 08h49
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 20/01/2018) - Edição 1931

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Neste primeiro semestre tem mais uma edição da Copa Arcos de Futebol de Campo, um torneio que tem como característica surpreender o torcedor e consegue reunir todas as equipes do futebol amador de nossa cidade. Em 2011 tivemos a primeira edição da Copa Arcos, que teve como seu grande campeão o Sociedade. Mas o início não foi fácil, e parecia que o torneio não iria ter vida longa, porém o torcedor começou a se interessar pela competição e entendeu que realmente poderia transmitir emoção. Geralmente a Copa Arcos tem um número de equipes elevado, pois é quando todos os escretes têm sua chance de tentar um título. Os times da primeira e segunda divisão do municipal de Arcos são convidados e raramente alguma das equipes se recusa a participar. Ao longo de sua história, esta Copa conseguiu mostrar seis campeões distintos, e apenas uma equipe conquistou a taça por duas vezes. O Sociedade levantou o primeiro troféu no ano de 2011; em 2012 o Palmeiras foi o campeão; em 2013 foi a vez do Cazanga comemorar o título; o Boa Vista também conquistou o troféu em 2015; o Associação foi o campeão em 2016 e o Ypiranga é até o presente momento a única equipe que conquistou a Copa Arcos em duas oportunidades, em 2014 e 2017.

Chegamos ao ano de 2018 e em breve teremos a oitava edição da Copa Arcos. Os moldes  desta Copa chamam a atenção. Na primeira fase é disputado em grupos contendo quatro equipes e as duas melhores de cada grupo disputam as fases seguintes. Para quem gosta do famoso "mata-mata" , eis que nas fases seguintes da Copa Arcos a disputa é feita nesse sistema, e assim conhecemos o campeão. Portanto, vamos aguardar a definição dos times que estarão na disputa da Copa Arcos deste ano, e depois iremos contar a história desta copa, que promete muita adrenalina. Quem viver, verá!

Campeões da Copa Arcos

2011.....................................Sociedade
2012.....................................Palmeiras
2013.....................................Cazanga
2014.....................................Ypiranga
2015.....................................Boa Vista
2016.....................................Associação
2017.....................................Ypiranga

 

Torneio Seletivo

Entre o primeiro e segundo semestre de 2018, tem o Torneio Seletivo ou  Segunda Divisão do Municipal de Arcos. Este campeonato tem como intuito classificar duas equipes para disputar o Municipal da primeira divisão do ano de 2019. Neste ano o Seletivo deverá contar com as equipes do Juventude Franco; União Gameleira; Sociedade; União Prata; Bita; Social; Boa Vista; Juventus da Ilha e Vila. Os times se enfrentam em turno único, e os quatro melhores se classificam para as semifinais. Nas semifinais, o primeiro colocado encara o quarto colocado; no outro confronto das semifinais, o segundo classificado enfrenta o terceiro. Os vencedores das semifinais estão garantidos no municipal de 2019.

2017
No ano anterior, o Alvorada sagrou-se campeão do Seletivo e o Brasilense ficou com o vice-campeonato, e ambos irão disputar o municipal da primeira divisão deste ano. O Alvorada foi campeão municipal em 2004 e 2006, e é um dos destaques da história de nosso municipal. Já o Brasiliense irá participar pela primeira vez do municipal da "primeirona". No ano passado, o Social e União Gameleira foram rebaixados para o Torneio Seletivo de 2018.

 

 

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br