Vende-se Apartamento

Nossa fé em tempos de crise

(PARTE 2)

Publicado em: 09 de novembro de 2020 às 09h27
Identidade Presbiteriana

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 31/11/2020) - Edição 2075

Pastor Presbiteriano - Éder Henrique

A igreja de Cristo vive dias de forte antagonismo entre a fé e a dúvida, o amor e a indiferença, a santidade e o pecado, a liberdade e a perseguição. Perante um mundo que nos convida a ver, Deus nos convida a crer e entender esse convite, abraçá-lo e proclamá-lo, é a nossa missão e o significado de nossa vida. Paulo afirma que "a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé,  porque o justo viverá por fé" (Rm 1.17). Esse verso reproduz a mensagem de Habacuque (Hc 2.4), que fez essa afirmação 600 anos antes do nascimento de Cristo.

No primeiro capítulo do livro de Habacuque, o profeta denuncia o sofrimento do povo de Deus perante o ataque dos caldeus, narrando a aflição do povo com a violência, destruição, prisão, humilhação e faz a pergunta muito curiosa e bem parecida com nossas indagações: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão?" (Hc 1.2-3). Nesses versos o profeta pede que Deus mude as circunstâncias e anule o sofrimento, porém a resposta de Deus foi assustadora e muito diferente daquilo que o profeta gostaria de ouvir. Deus disse que o povo sofreria muito mais porque as dores apenas começaram. Habacuque naturalmente se desespera e aguarda na torre de vigia, lançando-se à oração (Hc 2.1).

Perante essa crise profundamente desesperadora, ele reconhece algo novo sobre Deus, e diz: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha fortaleza" (Hc 3:17-19). Então, o profeta percebe que Deus não perdeu seu poder diante do caos. Deus não deixa de ser Deus quando se cala. Habacuque pede que o Senhor Deus mude as circunstâncias, mas Deus lhe convida a crer que Ele é Deus apesar e além das circunstâncias, Deus é soberano e reina sempre.

Identidade Presbiteriana por Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos

Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos
Avenida Governador Valadares, 248, Centro

Facebook: Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos        Instagram: @ipbarcos