Vende-se Apartamento

Nossa fé em tempos de crise (PARTE 2)

Publicado em: 23 de novembro de 2020 às 09h52
Identidade Presbiteriana

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 14/11/2020) - Edição 2077

Pastor Presbiteriano - Éder Henrique

No capítulo 2, do livro do profeta Habacuque há um registro de um assunto que depois de 600 anos, serviu de base para o Apóstolo Paulo fundamentar toda a carta aos Romanos. Este mesmo assunto, após 2.100 anos, inspirou Martinho Lutero a iniciar o movimento da Reforma Protestante e este assunto baseia-se na afirmação: "O justo viverá por fé" (Hc 2.4). Deus não nos convida a somente ver, mas a crer. Deus nos concede a fé e nos convida a exercitá-la. O Apóstolo Paulo disse que "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm 10.17).

Não há nada mais poderoso em nossas ações do que proclamarmos a Palavra de Deus, na qual cremos e transforma o coração mais duro, a nação mais forte, o homem mais ímpio, como transformou a minha e a sua vida. Creia que Ele fará isso ainda com muitas vidas. Vivemos em um país que necessita profundamente de paz, justiça e livramento. Creio que é também missão da igreja clamar ao Senhor Deus para que essas circunstâncias mudem, bem como lutar e participar dessa transformação. Porém, nossa missão vai além do clamor pela mudança do cenário. Ela envolve também proclamar, mesmo em meio à tragédia, que há um Deus revelado na Bíblia, que nos convida a crer no seu poder.

A primeira missão da igreja, portanto, não é a proclamação, mas a fé, não é viver, mas morrer, não é mudar, mas ser transformada. A missão é resultado da fé e à semelhança de Habacuque, nossa tendência é buscar com maior intensidade o livramento do sofrimento diário. Deus, porém, vê além da linha do horizonte, muito além do que os nossos olhos podem ver e promove um livramento eterno. Por vezes, Deus usa o sofrimento temporário para termos nossa atenção voltada para uma real dependência divina. Outras vezes, os maiores aprendizados não ocorrem nos lugares mais tranquilos, mas em desertos desconfortáveis. Não devemos buscar o sofrimento, mas compreender que há um propósito maior que a dor. Sendo assim, o livro de Habacuque nos ensina que todos os planos de Deus, mesmo em meio ao sofrimento e caos, são planos perfeitos de amor e reconhecer isso nos dá como igreja a mais santa e poderosa mensagem para superar qualquer crise: "Deus existe e reina soberano no universo!".

Identidade Presbiteriana por Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos

Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos
Avenida Governador Valadares, 248, Centro

Facebook: Igreja Presbiteriana do Brasil em Arcos        Instagram: @ipbarcos