Fiemg 2

Novos tempos no futebol de campo de Arcos

Publicado em: 29 de abril de 2019 às 08h33
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 26/04/2019) - Edição 1998

Marlon Santos

 

ALÔ, ARCOS! E se a gente sempre se somasse? Seríamos fortes, imponentes, mais corajosos, mais vencedores.

Na caminhada da vida é mais significativo somar-se que diminuir-se. É melhor dividir os méritos das vitórias que ser derrotado sozinho. E é isso que me parece que os clubes de futebol de campo de Arcos estão realizando. Resolveram se unir para mudar o modelo adotado no futebol arcoense durante os últimos anos. Não sei ao certo se este movimento irá render frutos, pois os campeonatos que foram realizados até o presente momento foram muito bem avaliados pelos desportistas, porém, os nossos 'cartolas' não estavam satisfeitos, e por isso resolveram alterar. Quem organizava os torneios era a Liga Amadora, mas quem realmente investia o dinheiro para os campeonatos era a administração municipal. Desde o final do campeonato municipal de 2018, que só terminou em 2019, que os presidentes estavam interessados em conversar com o secretário Sérgio Luiz Garibaldi, que é o responsável pela secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), e assim transferir a organização dos próximos campeonatos para a Semcelt. Tudo foi se tornando realidade desde o dia 11 de março, quando os próprios dirigentes se reuniram e começaram a estudar a melhor fórmula a ser adotada.  Quando chegaram a conversar com o secretário para apresentar um cronograma esportivo, tudo estava praticamente confirmado, e faltavam apenas alguns detalhes técnicos para concluir. Na segunda-feira (22/04) , aconteceu a reunião definitiva para concluir como será o futuro do futebol arcoense, e agora temos algumas definições importantes e finalmente a bola deve rolar. Com certeza teremos mais um campeonato que poderá deixar o torcedor entusiasmado. Também resta saber se todo este esforço vindo dos nossos 'cartolas' terá sua recompensa, e se realmente é o melhor caminho a ser seguido.

Somente o tempo poderá dizer se realmente o que está por acontecer é a solução dos problemas, e ninguém pode assegurar que vai dar tudo certo, pois é uma nova fase. Quem viver, verá!

 

Novo modelo do futebol de campo de Arcos

Serão 12 equipes que irão participar do torneio que a Semcelt irá organizar. Haverá jogos apenas da categoria titular e serão permitidas as presenças de cinco atletas de outras localidades, incluindo o goleiro. Os times serão divididos em três grupos, contendo quatro equipes, e todos se enfrentam dentro dos próprios grupos em turno e returno;  os dois melhores de cada grupo têm vaga garantida nas quartas de final, e os dois melhores terceiros colocados também se garantem nas quartas de final. Nas fases de quartas de final, semifinal e final, os confrontos serão decididos em dois jogos. O sorteio dos grupos será realizado no dia 8 de julho. O torneio terá início na primeira quinzena de agosto e terminará na segunda quinzena de novembro.

 

Equipes confirmadas:

Futebol Clube Esplanada
Clube Regatas Santana
Sociedade Esportiva São Vicente
Associação Atlética Arcoense
Vila Esporte Clube
Bela Vista Esporte Clube
Social Esporte Clube
Palmeiras Esporte Clube
Ypiranga Esporte Clube
Brasiliense Esporte Clube
União Prata Esporte Clube
*Entre quatro equipes convidadas, umas dessas agremiações deve confirmar a 12ª vaga.

 

Veja algumas definições:

O torneio terá início na primeira quinzena de agosto e terminará na segunda quinzena de novembro

Serão 12 clubes participantes, que serão divididos em três chaves de quatro equipes

Os clubes se enfrentam em turno e returno dentro de suas chaves, e os dois melhores de cada chave garantem vaga para as quartas de final. Os dois melhores terceiros colocados também garantem vaga nas quartas de final.

Quartas de final, semifinal e final serão realizadas em dois jogos

Os clubes têm direito a assinar quatro jogadores de outras localidades e também um goleiro, totalizando cinco jogadores de outra localidade

O torneio terá a presença apenas da categoria titular. Os jogos serão realizados nas tardes de sábado e domingo em rodada dupla.

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br