sEBRAE
Série- Campeões municipais

Social: Campeão Municipal Invicto de 2009

Publicado em: 13 de outubro de 2020 às 09h07
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 10/10/2020) - Edição 2072

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Era um sábado, de dezembro de 2009, o encerramento do campeonato municipal daquele ano, com estádio Joaquim Caetano Sobrinho recebendo um grande número de torcedores. Em um jogo movimentado, o Social abriu o placar ainda na primeira etapa, com um gol de João Flávio. No segundo tempo, o Associação partiu para cima em busca do gol de empate que lhe poderia render o bicampeonato, mas os 'índios' pareciam atordoados. Enquanto isso, o Social jogava com uma garra incrível, e mostrava uma determinação de uma equipe que realmente almejava o título. Depois do apito final do árbitro, os jogadores comemoraram o título com entusiasmo; a festa dos torcedores, jogadores, diretores e comissão técnica extrapolou a madrugada de sábado para domingo, foi uma comemoração merecida. E assim resumimos o primeiro e único título do time 'socialino',que, de forma invicta, levantava a taça mais almejada do nosso futebol, o campeonato municipal do ano de 2009. O Social chegou ao torneio de forma tímida e parecia que seria um mero coadjuvante, porém, aos poucos foi mostrando que estava determinado a conquistar o troféu. Com uma equipe que misturava juventude e maturidade, eis que os 'socialinos'  chegaram ao topo do nosso futebol com uma raça que contagiou os torcedores nas arquibancadas. Na verdade, o Social foi um exemplo  de união; e durante o torneio não houve vaidades entre o grupo, algo admirável.

 

Em 2019

O Social disputou em 2019 o Campeonato Arcoense de Futebol, e com uma equipe de veteranos não obteve êxito e realizou uma campanha mediana. Entre os oito clubes que estavam na disputa, o Social ficou na sexta colocação e somou seis pontos em 21 possíveis. A aposta na maturidade foi uma receita que não deu certo. A equipe não conseguia se firmar e em certos momentos mostrava desgaste físico durante os  jogos que estava disputando. Para o próximo ano, existe uma aposta em uma renovação, porém, nada será drástico, pois também tem que aproveitar a experiência  de certos atletas para equilibrar o grupo de jogadores.

 

Edvaldo foi o grande nome

Na coquista do Social, diversos jogadores se destacaram; foi uma mistura de um ataque que marcou poucos gols, porém, em momentos decisivos. Mas a defesa era muito consistente, e sofreu apenas  sete gols em nove jogos, o que corresponde a 0,77 por partida, ou seja, menos de um gol por jogo. O goleiro Edvaldo foi o grande destaque, e principalmente no embate decisivo contra o Associação. Edvaldo tinha ao seu lado o zagueiro Flavio e os meio-campistas Viola e Dé,que conseguiam evitar que a bola chegasse à meta do arqueiro, algo que lhe favorecia. O esquema tático era fundamental para que os 'socialinos' chegassem ao título, pois José Raimundo, o 'Gordo', foi responsável pela montagem do grupo de jogadores e posteriormente pelo título.

 

Cazanga

Na próxima edição iremos relatar a conquista do Cazanga, que com uma equipe altamente técnica foi campeã em 2017. O escrete tinha jogadores de alto nível e também foi comandada pelo competente José Raimundo. O Cazanga conseguiu quebrar a hegemonia do Ypiranga, que deixava há exatos seis anos.

 

Social - Campeão Municipal de 2009

 

Primeira fase

Social 1 x 0 Sociedade
Social 0 x 0 Ypiranga
Social 1 x 1 Associação
Social 1 x 1 Palmeiras
Social 2 x 1 Alvorada

 

Semifinal

Social 1 x 1 Ypiranga
Social 1 x 1 Ypiranga

 

Final

Social 1 x 1 Associação
Social 1 x 0 Associação

 

Campanha

Vitórias............................3
Empates..........................6
Derrotas..........................0
Gols pró.........................10
Gols contra......................7
Saldo..............................3

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br