UNINTER

Um novo modelo para o futebol de campo de Arcos

Publicado em: 22 de abril de 2019 às 08h26
Coluna Esporte

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 19/04/2019) - Edição 1997

Marlon Santos

ALÔ, ARCOS! Depois de tanta polêmica envolvendo o futebol de campo de Arcos, eis que na próxima segunda-feira, 22, teremos o início de um novo modelo que se pretende implantar no futebol de Arcos. Uma reunião entre os clubes e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Semcelt), que está sob o comando de Sérgio Luiz Garibaldi, tem como principal intuito acabar com todo imbróglio envolvendo o nosso combatido futebol de campo. A primeira reunião dos dirigentes de clubes não contou com o secretário Sérgio Garibaldi, que se encontrava em recuperação de uma cirurgia. Mas, mesmo assim, algumas definições serão levadas ao conhecimento de Garibaldi.

No dia 11 de março teve início todo este novo projeto, no qual os ‘cartolas’ tinham como principal objetivo realizar mudanças radicais no atual modelo implantado em nossos campeonatos amadores. A extinção da Seletiva é praticamente certa, pois os diretores foram unânimes pelo fim da seletiva, que é a segunda divisão do campeonato municipal. Outra competição que poderá não ser realizada é a Copa Arcos. Ela deverá sair do calendário devido à falta de recursos financeiros da Semcelt. O interessante é que dez equipes confirmaram a presença na reunião preliminar, sendo elas: o Associação, Vila, Bela Vista, Social, Palmeiras, Brasiliense, Juventude Franco, Santana, Sociedade e o novato Esplanada . Mas algumas estão na iminência de participar de um futuro torneio, podendo ser as equipes do Ypiranga, União Prata e Cazanga, o que deverá acrescentar qualidade ao provável campeonato. Portanto, me parece que os capítulos finais desta história devem começar a sere escritos nos próximos dias. Quem viver, verá!

 

Entenda o caso

Desde o final do campeonato municipal de 2018, que só terminou em 2019, os dirigentes estavam incomodados com diversas situações que envolviam a Liga Amadora de Arcos e seus filiados. O movimento foi crescendo gradativamente até se tornar uma realidade. Entre as reivindicações estava a limitação de inscrições de atletas de outras localidades, a extinção da Seletiva, maior segurança para os envolvidos dentro das quatro linhas e a presença de uma ambulância ou técnico de enfermagem durante os jogos. Outro detalhe importante é que os ‘cartolas’ querem maior transparência no que se refere à súmula e demais documentos envolvendo seus atletas. O desejo de se desligar da Liga Amadora foi crescendo, e com o decorrer do tempo os diretores resolveram repassar o comando para a Semcelt. Sempre é bom  lembrar que todos os campeonatos de futebol de campo que são realizados em Arcos são custeados pela Semcelt, e a Liga Amadora é parceira na parte da organização.

 

Clubes que aderiram ao novo projeto para o futebol de campo de Arcos

Futebol Clube Esplanada
Clube Regatas Santana
Sociedade Esportiva São Vicente
Juventude Franco Esporte Clube
Associação Atlética Arcoense
Vila Esporte Clube
Bela Vista Esporte Clube
Social Esporte Clube
Palmeiras Esporte Clube
Brasiliense Esporte Clube

Devem Aderir:
Ypiranga Esporte Clube
Grêmio Recreativo Cazanga
União Prata Esporte Clube

 

Bela Vista sofre derrota e está fora do regional sub-23

O Bela Vista foi goleado pela equipe do Vila no encontro dos dois representantes de Arcos, no campeonato regional sub-23. O placar de 4 a 0 para o Vila foi o suficiente para eliminar o ‘tricolor arcoense’, e de quebra, classificar o Vila para a segunda fase. Agora o jogo entre o Vila e Japaraíba servirá para definir quem terminará a primeira fase da competição no primeiro lugar da chave “C”. O jogo entre o Japaraíba e o Vila (Arcos) está marcado para o dia 28 de abril, às 15h, na cidade de Japaraíba.

Coluna Esporte por Marlon Santos

E-mail: marlonsantos@jornalcco.com.br