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Vitamina D: a vitamina do sol

Publicado em: 14 de maio de 2018 às 09h23
Saúde

(Artigo publicado pelo Jornal CCO impresso em 05/05/2018) - Edição 1947

Dr. Tarcísio Narcísio Silva

Sabemos que nossa pele é a principal fonte de vitamina D, que é formada pela ação dos raios solares. A radiação ultravioleta do tipo UVB estimula a transformação de um tipo de gordura da pele (desidrocolesterol) em vitamina D. A dieta, apesar de ser fonte de vitamina D, fornece pouca quantidade da vitamina, daí a importância do banho de sol para a saúde. Com o ritmo de vida moderno, muitas pessoas têm tido pouco tempo para uma caminhada ou exercícios ao ar livre, vivem fechadas em casa ou passam todo o dia em ambientes fechados trabalhando ou estudando, consequentemente sendo pouco expostas à luz solar. Além disso, por medo do câncer de pele, algumas pessoas acreditam que não é possível se expor ao sol de forma sadia, o que não é verdade. A seguir, temos algumas orientações sobre a importância da vitamina D para nossa saúde e a forma correta de se expor ao sol sem riscos.

Importância da Vitamina D:

· Prevenção de doenças osteomusculares: osteopenia, deformidades ósseas, osteoporose, dores crônicas, fraqueza muscular, dentre outras patologias, podem ser provocadas pela falta de vitamina D. É a vitamina D que promove a entrada do cálcio nos ossos.· Crescimento infantil e de adolescentes: sem vitamina D, os níveis de cálcio e fósforo no sangue diminuem, impedindo o crescimento dos ossos e músculos, provocando baixa estatura na vida adulta.
· Doenças do coração: estudos recentes têm demonstrado que a falta da vitamina D pode provocar o desenvolvimento de insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração), hipertrofia cardíaca e hipertensão arterial. Pode ainda levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.
· Sistema nervoso central: a vitamina D ajuda a manter o sistema metabólico cerebral em equilíbrio. Sua falta está associada a aumento da incidência de demências, depressão e outros transtornos neuropsiquiátricos.

Dicas para um banho de sol saudável:

· O tempo necessário para exposição solar é de 10 a 20 minutos, 3 dias na semana. Não há a necessidade de ser todos os dias. Pessoas de pele muito clara podem se expor ao sol pelo período máximo de 10 minutos e usar filtro solar após esse período de exposição solar.
· O horário ideal para o banho de sol é o período da manhã até as 9:00H, e à tarde após as 16:00H.
· Para uma produção de vitamina D adequada, não há necessidade de usar roupas de banho. Tomar o sol em braços, pernas, rosto e pescoço pelo período indicado já é o suficiente.

Saúde por Dr. Tarcísio Narcísio Silva

Médico Endocrinologista e Metabologista - CRM 36.468