Olá, visitante | Cadastre-se | Esqueci minha senha
Notícias
Tamanho da Letra: A- A+ A+
| Publicada em: 05/11/2012 por Nayara Vieira às 08:36:54
Filme gravado em Pains está em fase de finalização
Fotos: Divulgação
Hoje, 05, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A produção cinematográfica já não é uma realidade tão distante do Centro-Oeste mineiro, ao considerarmos que neste ano foi gravado em Pains e região o filme ‘Faroeste’. O autor e diretor é o iguatamense Abelardo de Carvalho, formado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro, cidade onde mora atualmente.

‘Faroeste’ é o segundo longa-metragem da trilogia rural de Abelardo de Carvalho. O primeiro, Cowboy, estreou dia 22 de outubro na Mostra Internacional de BH, CineBH.

Em entrevista ao CCO, o diretor diz que ‘Faroeste’ surgiu do romance ‘Bestiário’, também escrito por ele e lançado em Arcos e região no ano de 2003.

Abelardo de Carvalho conta que a história do filme ‘Faroeste’ se passa no interior de Minas Gerais, entre as décadas de 1920 e 1940. Segundo o autor, o personagem principal, Luís Garcia, morreu em Pains, na primeira metade do Sec. XX, e o roteiro parte desse acontecimento. “Os personagens, que a princípio enunciam um esboço de sentimentos respeitáveis, são tragados pela virulência de alguma maldição, agindo dentro de uma ética repulsiva. O eixo da narrativa se desenvolve ao final do caminho percorrido por Luís Garcia, onde seus percalços se revelam como punição de um gesto herético [em que há heresia], lançando mão de um signo revestido de indiscutível sacralidade, ao se conduzir fora dos cânones éticos, destituindo os valores vigentes”, explica, sem detalhar.

As filmagens foram realizadas em Pains, em junho deste ano, nos locais originais onde se deu a tragédia, em fazendas, na Igreja do Rosário da cidade, grutas e principais pontos turísticos, além da Serra da Canastra, Formiga, Piumhí, Doresópolis e Barra do Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro.

Ao ser questionado quanto à motivação para a produção cinematográfica, ele diz que foram os anos de pesquisa, que resultaram no romance ‘Bestiário’, de onde surgiu o roteiro; os cenários da região, por serem pouco explorados cinematograficamente; o apoio incondicional da Prefeitura de Pains e população da cidade; o apoio da Secretaria de Cultura de Formiga; além do desejo de contar uma história regional.

Personagem interpretado por João Evangelista é inspirado em Zé Leopoldo, de Calciolândia

Entre os atores do filme está o arcoense João Evangelista, que é jornalista, fotógrafo e escritor. No longa, João interpreta um curandeiro. “Um curandeiro, inspirado livremente no também arcoense Zé Leopoldo, de Calciolândia”, conta Abelardo.
Cerca de 40 atores participaram das gravações do filme, além da figuração local que foi formada por 150 pessoas de Pains. Os atores são do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Formiga e região. De acordo com o autor e diretor de ‘Faroeste’, o filme está em fase de finalização e a pré-estreia será em Pains, por enquanto, sem data definida.

Prefeitura de Pains foi patrocinadora do filme

Segundo Abelardo de Carvalho, o filme foi patrocinado pela Prefeitura de Pains, “que não mediu esforços para a viabilização do projeto”. Também contaram com o “apoio incondicional” do ‘Núcleo Vida Saudável’, da cidade de Pains.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pains, além de oferecer apoio financeiro no valor de R$50 mil, concedido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Prefeitura ofereceu apoio na pré-produção e na realização de três oficinas sobre figurino e interpretação, que demandou cerca de R$30 mil reais, investidos pelo governo de Pains. “O somatório geral do apoio concedido pela administração municipal, para realização da produção cinematográfica que destaca Pains, chega a aproximadamente 100 mil reais”, informa a Assessoria.

Edição: Rita Miranda
Conteúdo exclusivo do Jornal Correio Centro Oeste
Ainda não temos nenhum comentário para esta notícia
Veja Também
17/04/2014
Sete casas foram alvos. Entre os materiais furtados estão celulares, perfumes, roupas, dinheiro, joias
Na tarde de ontem, 16, a Polícia Civil realizou em Arcos a operação "Patrimônio Seguro", com intuito de identificar suspeitos de arrombamentos em resi...
16/04/2014 Doações de empresas em dinheiro ou por meio de publicidade a candidatos e partidos políticos podem ficar proibidas. O substitutivo ao projeto de lei (...
16/04/2014
O bacalhau pode ser preparado de diversas maneiras e as receitas ficam ainda mais apetitosas
A procura pelo bacalhau, alimento típico de Portugal e tradicionalmente preparado na Sexta-feira da Paixão, é intensificada na Semana Santa. Segun...
15/04/2014 As vendas no comércio varejista do país cresceram nos dois primeiros meses do ano 7,4% em comparação ao acumulado no primeiro bimestre do ano passado,...
15/04/2014 Com estimativa de crescimento da economia de 3% e inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5% para 2015, o gover...











Início | Notícias | Classificados | Cobertura Fotográfica | Falecimentos | Proclamas | Agenda |

e-mails: portalcco@jornalcco.com.br
portalcco@gmail.com
classificados@jornalcco.com.br
Rua Messias Macedo, 825 – bairro Macedos – Arcos/Minas Gerais
Tel: (37)3351-1946

Parceiros | Quem somos | Política de uso | Indique este site | Adicionar aos Favoritos | Definir como página inicial

desenvolvido por Cool Web Master