Vende-se Apartamento

1° Sarau da independência lota praça da matriz e apresentações de alunos emocionam

Evento reuniu cerca de 600 alunos de 24 escolas, de 3 a 17 anos

Publicada em: 12 de setembro de 2017 às 08h47
Educação

Com o objetivo de mostrar em praça pública o talento artístico de todos os alunos das escolas de Arcos, a Secretaria de Educação desenvolveu um evento repleto de arte, música e dança para celebrar o dia 7 de Setembro. O Sarau da Independência ocorreu na Praça Floriano Peixoto (Praça da Matriz) que ficou lotada com a participação de pais, profissionais da educação, autoridades da cidade, estudantes e toda a população. Cerca de 600 alunos de 24 escolas, de 3 a 17 anos, entre educação infantil, ensino fundamental, médio, educação especial e Apae prepararam números que contavam sobre o amor pelo país e a diversidade cultural dos brasileiros.

Para abrir o evento o grupo “Desbravadores” promoveu uma apresentação emocionante com as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do município e ainda de todas as escolas de Arcos. Além disso, a arcoense Francinara Gonçalves abrilhantou o evento cantando o hino nacional brasileiro e o da independência.

Conforme a secretária de Educação Sônia Teixeira, a criação do Sarau da Independência para celebrar o dia 7 de Setembro se deu devido à conclusão de que dessa forma haveria maior participação das escolas. “Nós queríamos que todas as escolas de Arcos participassem, portanto realizamos uma reunião com as diretoras da cidade e foi concluído que a formatação do evento da forma como foi realizado chamaria mais atenção. Dessa forma participaram não só as escolas públicas, como também as particulares. Eu fiquei muito feliz e achei importante a forma como as demais escolas acolheram a proposta, tanto as Estaduais, quanto as particulares que não mediram esforços para estarem conosco. Por isso o projeto que era da Secretaria de Educação, tornou-se um projeto de toda a cidade”, disse.

Para ela o evento foi rico em cultura e serviu para promover integração entre alunos, pais e população em geral. “Achei o evento muito rico culturalmente, os alunos estavam eufóricos e muito entusiasmados, todas as apresentações emocionaram quem estava assistindo. Foi lindo ver as escolas falando a mesma língua, todas declamando sobre o Brasil”, afirmou.

Entre as apresentações, houveram danças, teatro, recital de poesias, apresentações de coral e bandas que falavam da riqueza cultural e a beleza da diversidade brasileira e que exaltavam o povo trabalhador, além disso, também foi apresentadas diversas críticas sobre a atual situação do país. No evento, muitos alunos tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos para toda a cidade. Ainda, diversos stands foram expostos no local através de uma mostra literária, com trabalhos desenvolvidos nas escolas do município. 

“Nossos alunos têm diversos talentos e muitas vezes não possuem a oportunidade de torná-los públicos. Trazer arte para a praça e ainda mostrar para toda a cidade o potencial deles me deixou realizada. Sabia que este evento seria brilhante, mas me surpreendi, foi além das minhas expectativas”, finalizou a secretária de Educação.

 

Mostra Literária

Além do Sarau com apresentações e exposições culturais, o público pôde prestigiar também a mostra literária que teve como objetivo incentivar os alunos a conhecerem a vida e as obras de escritores brasileiros como Olavo Bilac, Cecília Meireles, Ruth Rocha e outros. Portanto, quatro escolas municipais e três estaduais desenvolveram diversos trabalhos com os estudantes e se prepararam para o evento desde março, a fim de que o mesmo cumprisse os objetivos.

Conforme a coordenadora de Ensino de Tempo Integral Téia Marafeli, as atividades foram iniciadas nas escolas de Educação Integral e se expandiram para as demais.  Ainda de acordo com ela, este trabalho serviu para valorizar os alunos e suas produções e possibilitou que a comunidade conhecesse as ações desenvolvidas pelos profissionais da educação que se empenham diariamente em formar cidadãos de bens e conhecedores da literatura brasileira. 

Assessoria de Comunicação da prefeitura de Arcos