Animalis

26 de outubro: Dia do Trabalhador da Construção Civil

Publicada em: 26 de outubro de 2021 às 10h04
Geral

Esta data homenageia todos os profissionais ligados direta ou indiretamente ao ramo da Construção Civil.

Existem várias profissões envolvidas na construção civil, dentre elas: pedreiro, mestre de obras, armador, carpinteiro, encanador, pintor, eletricista e soldador.

A construção civil é uma área de intensivo crescimento no Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por este motivo, devemos lembrar e prestar homenagem ao empenho e dedicação dos profissionais responsáveis por colaborar com o desenvolvimento econômico e estrutural do país.

Por norma, nesta data os profissionais da construção civil tiram o dia de folga, de acordo com a política da empresa em que os trabalhadores exercem as suas atividades.

Origem do Dia do Trabalhador da Construção Civil

O Dia do Trabalhador da Construção Civil é comemorado em outubro em homenagem a São Judas Tadeu, o padroeiro religioso da profissão.

No entanto, de acordo com decisão tomada por entidades representantes da categoria profissional, o Dia do Trabalhador da Construção Civil é celebrado dois dias antes do dia de São Judas Tadeu, que é no dia 28 de outubro, data da sua morte.

Em São Paulo, o dia do trabalhador da construção civil é comemorado em 25 de outubro, conforme a Lei nº 15.557, de 29 de agosto de 2014.

No Rio de Janeiro, o dia estadual para homenagear os trabalhadores desta área ocorre na terceira segunda-feira do mês de outubro, comemoração instituída pela Lei nº 4.742, de 30 de março de 2006.

Fonte: Calendarr Brasil