Vende-se Apartamento

9 lugares paradisíacos no Brasil para conhecer nestas férias

Publicada em: 20 de novembro de 2015 às 09h12
Geral

O Brasil está repleto de encantos naturais: praias, florestas e cachoeiras, há sempre algum espaço incrível para conhecer por aqui. Muitos desses lugares são pouco conhecidos mesmo para os brasileiros, sendo assim, costumam ser lugares mais tranquilos e pouco habitados. Antes de pesquisar bilhetes em sites de companhias confiáveis, veja aqui uma seleção de dez desses lugares para conhecer nas férias e viajar tranquilamente.

 

1. São Miguel do Gostoso (RN)

A mais ou menos 1 hora de carro de Natal, capital do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é uma pequena cidade (cerca de 10 mil habitantes) com praias belíssimas e praticamente desertas.

A Praia da Xepa é paralela à rua principal da cidade com vários coqueiros, à areia limpa e branca combinada com o mar de águas claras. O silêncio prevalece para se curtir esse lugar único. E depois de uma manhã ou dia inteiro na praia, pode seguir para os restaurantes próximos onde a comida regional é muito valorizada, onde peixes, camarão e outros frutos do mar podem ser encontrados facilmente.

A cidade também recebe turistas que praticam esportes náuticos. Os que fazem mais sucesso são kite e windsurf, já que o vento está sempre muito presente na região.

 

2. Poço da Esmeralda (MG)

Um lugar incrível no meio da natureza. No município de Carrancas, em Minas Gerais, o Poço Esmeralda é formado por pequenas cachoeiras que resulta em um encontro de águas cristalinas de tom esverdeado como o de uma esmeralda. Por ser uma queda d’água baixa, descer por elas é como fazer uma massagem. Nas partes mais rasas têm espaço suficiente para poder nadar e mergulhar tranquilamente.

 

3. Península de Maraú (BA)

Um lugar para se perder entre praias, manguezais, cachoeiras, ilhas, trilhas, lagoas e muito mais. São mais de 40 quilômetros de praia, entre elas Barra Grande, que é a mais conhecida da região e ótima para quem quer desfrutar de um lindo por do sol. São todas praticamente desertas mesmo nas épocas de grande movimento de turistas nas pousadas. Boa parte das pousadas organizam passeios, mesmo de barco para conhecer as ilhas da península. Em época de maré baixa, é possível apreciar os arrecifes e ver melhor os peixes.

 

4. Cachoeira El Dorado (AM)

Na Serra do Aracá, no cânion Igarapé Rio, está a maior queda livre do Brasil. São mais de 350 metros de altura. Essa é uma opção para os mais aventureiros, pois para chegar ali praticamente não há infraestrutura; é preciso desbravar a floresta densa, ver a fauna e flora que a cercam. Empresas organizam expedições para a a cachoeira e são especialistas para esse tipo de viagem nessa região.

 

5. Parque Estadual do Jalapão (TO)

Conjunto de cinco áreas de preservação, o parque é uma mistura de dunas de areia, rios, cachoeiras e piscinas naturais. As cachoeiras são as mais visitadas pelos turistas que passam, como Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Formiga e Cacheira da Velha. As dunas de areias finas e alaranjadas que compõem a vista são enormes, chegando a até 40 metros de altura dando a sensação de estar em um deserto. Quem gosta de turismo de aventura, o local é perfeito para praticar rafting, rapel, fazer trilhas (a pé ou de bike) e canoagem.

 

6. Praia da Barra dos Remédios (CE)

Onde as águas do Rio dos Remédios encontra o mar está uma das mais belas praias do Ceará. Chegando de bugue pelas dunas de areia, a praia fica a 35 quilômetros do município de Barroquinha e é super tranquila, sem movimento, praticamente deserta podendo ser visitada o ano todo.

 

7. Cachoeira do Covão (PI)

Localizada no município de Castelo, e mesmo que em terras particulares há direito à visitação, está um paraíso de quedas d’água. A cachoeira do covão fica em um buraco no meio das rochas, mas o proprietário do local instalou cordas e escadas para que os visitantes tenham mais fácil acesso.

 

8. Praia do Riacho Doce (ES)

Na divisa da Bahia com Espírito Santo está uma das praias mais belas e desertas da região. Suas águas mornas são deliciosas para quem quer descansar e ainda pode observar os corais coloridos que cercam o local. Na região, há um riacho de águas escuras rico em lanolina, uma substância natural com propriedades hidratantes que deixam o cabelo macio.

 

9. Cânion do Poty (PI)

No meio dessa fenda geológica composta de uma linda paisagem verde passa o Rio Poty. Uma área de preservação natural, o cânion possui desenhos rupestres gravados e ainda é perfeito para quem quer se aventurar com caiaque, fazer slackline, trekking e rapel. É um lugar deserto, muito bom para poder curtir a natureza e apreciar a vista.