Agropecuária Teixeira e Silva

Arcos já arrecadou 75,6% da Receita estimada para o ano

Atualmente, o Município tem próximo de 20 milhões em caixa, para investimentos e todas as despesas de custeio

Publicada em: 15 de setembro de 2021 às 09h34
Geral
Arcos

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 28 de agosto de 2021) Edição 2117

No período de janeiro a julho de 2021, a Prefeitura de Arcos arrecadou 79,8 milhões, o que representa 75,6% da Receita Total prevista/estimada para 2021, que é de R$105,5 milhões.

A despesa liquidada nesse mesmo período foi em torno de 60,2 milhões. Porém, segundo o secretário municipal de Fazenda, Cleomar Silva, que concedeu entrevista ao CCO na última segunda-feira, 23, o Município tem uma despesa a liquidar no valor de 16,1 milhões. Ele informou que a Receita continua acima do previsto e a Despesa também está sob controle e dentro da evolução da Receita.

A Prefeitura está recebendo o ajuste do ICMS, firmado pelo Governo de Minas, no valor de 116,6 mil ao mês. Atualmente, o Município tem próximo de 20 milhões em caixa, porém, não somente para investimento, mas para todas as despesas de custeio, inclusive folha de pagamento e décimo terceiro salário.

Várias atividades já estão sendo normalizadas no Município, considerando a "Onda Amarela" (pandemia). Com o retorno de aulas presenciais, consequentemente o serviço de transporte escolar volta a ser prestado. Há, ainda, o retorno de atividades no esporte, na cultura e outros. Portanto, "haverá um aumento significativo das despesas de custeio", segundo o secretário de Fazenda.

Despesas com folha de pagamento dos servidores municipais: 42% da receita líquida

A despesa com folha de pagamento da Prefeitura de Arcos está em torno de 42% da receita corrente líquida. O percentual máximo é de 54%. "Bom informar que a Administração concedeu a revisão salarial para os servidores, de 4,52%, que será efetivada em agosto", disse o secretário municipal de Fazenda, Cleomar Silva. Ele também comentou com o CCO que o Governo Municipal está analisando a possibilidade de pagar aos servidores o valor retroativo a janeiro de 2021 da revisão salarial. Será enviado o Projeto de Lei para a Câmara.

IPTU 2021

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021 já foi lançado pela Prefeitura de Arcos. Como sempre, o contribuinte poderá pagar em parcela única com desconto de 10% ou em quatro parcelas, com vencimentos em 10/09, 11/10, 10/11 e 10/12.

Caso o contribuinte não receba o carnê, poderá procurar o Departamento de Tributação na Prefeitura, solicitar o carnê pelo e-mail: tributacao@arcos.mg.gov.br ou entrar em contato pelo fone (37)3359-7937.