Vende-se Apartamento

Arcos recebe o plantio de mais de duas mil mudas de árvores

Ação faz parte do Pró-Mananciais programa realizado pela Copasa que visa à recuperação do Córrego das Almas e Vargem dos Britos

Publicada em: 04 de abril de 2019 às 08h33
Arcos
Meio Ambiente

O Pró-Mananciais está contribuindo para a transformação da realidade da microbacia do córrego Candongas, em Arcos. Realizado pela Copasa no município desde 2017, o programa promove diversas ações de preservação nos córregos das Almas e Vargem dos Britos, manancais utilizados pela empresa para abastecimeto da cidade. Somente em fevereiro e março deste ano, a iniciativa promoveu o plantio de mais de duas mil mudas de árvores nativas nas margens dos cursos d’água.

Ipê Branco, Palmito, Jussara, Quaresmeira, Aroeira Salsa e Pata de Vaca foram algumas das espécies de árvores plantadas. Em Arcos, o programa também já instalou 6.936 metros de cercamento de matas ciliares e nascentes que abastecem a microbacia. A ação busca evitar o assoreamento dos rios e que o gado pisoteie a vegetação ao longo das margens, preservando-a.

As iniciativas são realizadas pelo Comitê Local de Meio Ambiente (Colmeia), que reúne representantes de diversas entidades locais em favor da preservação do meio ambiente.  Dentre as atividades, foram realizadas visitas a mananciais atendidos pelo programa; apresentação do Pró-Mananciais a moradores; e reuniões para identificar oportunidades de atuação. “Estamos muito felizes com conclusão das etapas de cercamento e plantio propostas para Arcos pelo Pró Mananciais. Estas ações irão contribuir para a melhoria do manancial e, consequentemente, da quantidade e qualidade da água”, pontua a agente de Saneamento da Copasa, Elenice Costa.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Arcos, Robson Correia, o Pró-Mananciais é uma grande conquista para a cidade.  "Com o programa, certamente, teremos a médio e longo prazo uma mitigação dos efeitos agravados pela crise hídrica, melhorando a qualidade de vida dos produtores beneficiados e também de toda a população arcoense”, afirma. O gestor ainda acredita que o plantio e a execução das demais ações do Pró-Mananciais irão sensibilizar e estimular outros produtores a integrarem o programa.

 

Pró Mananciais

 Com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região. Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo programa, estão o cercamento de nascentes; cercamento e plantio de mudas de árvores nativas em mata ciliar e a implantação de bacias de contenção de enxurradas.

Fonte: Copasa - Assessoria de Imprensa