UNINTER

COVID-19: Hospital São José em Arcos se prepara para estabilizar pacientes que precisarem de internação

Unidade já conta com 10 leitos em duas salas isoladas e oito respiradores

Publicada em: 24 de março de 2020 às 15h40
Arcos
Saúde

O assessor de comunicação da Prefeitura de Arcos, Ramon Calixto, divulgou hoje, 24 de março, uma live gravada no Hospital Municipal São José, no segundo andar, no Bloco Cirúrgico, onde será a ala de isolamento caso sejam confirmados casos da COVID-19 em Arcos.

A diretora administrativa da unidade, enfermeira Aline Arantes, relatou que, a princípio, estão organizando 10 leitos de isolamento. O objetivo é estabilizar o paciente até que possa ser feita a transferência para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Em situações em que não haja um ponto de referência para encaminhamento, o paciente permanecerá no “São José”. “Estamos tomando todas as providências se for necessário permanecer com esse paciente aqui, em nível de cuidados intensivos”, disse.

Foram feitas aquisições de mais equipamentos e o hospital voltará a atender com dois médicos plantonistas e um de sobreaviso. Também foram contratados mais técnicos de enfermagem e todos estão recebendo treinamento.

“Estamos desenvolvendo protocolos para que possamos atender a todos de acordo com as regras e os protocolos do Ministério da Saúde”, disse Aline Arantes, informando que foram cancelados todos os procedimentos agendados no Hospital.

Uma boa notícia é que, segundo Dr. Stanley, diretor técnico da unidade, já estão disponíveis oito respiradores e outros equipamentos: monitor multiparâmetros (disponibilizado em todos os 10 leitos para monitoramento da oximetria) e um desfibrilador para caso de parada cardíaca. “A princípio, tínhamos quatro respiradores. Com a ordem do Comitê e determinação do prefeito, já começamos a busca de aquisição de mais equipamentos. Já estamos com um total de oito, hoje. Precisamos de, no mínimo, dez”.

O diretor técnico disse que no caso de demanda expansiva em momento único, ou seja, muitos pacientes ao mesmo tempo, o Hospital São José poderá ser totalmente isolado para atender a esses casos. Nesse caso, os atendimentos para todos os demais problemas de saúde seriam feitos em duas unidades de PSFs.

 

Antes de ir ao PSF e ao hospital, ligue 9 8823-4965

Está mantida a orientação para que todos permaneçam em casa. Não é recomendado ir aos PSFs e ao Hospital antes de ligar na unidade básica de saúde do seu bairro ou no número 9 8823-4965 e receber orientações.