Vende-se Apartamento

Curso de Agroecologia agrega valor ao trabalho dos recuperandos da APAC Arcos

O curso aplicado foi uma iniciativa da APAC Arcos, Emater Arcos, Prefeitura de Arcos, Rotary Club e Rotaract Club de Arcos

Publicada em: 15 de março de 2020 às 08h00
Arcos
Agronegócio

A Prefeitura Municipal de Arcos e a Emater/MG, em parceria com Rotaract e Rotary Clube de Arcos realizaram, no dia 10 de março de 2020, o curso de agroecologia, teoria e prática. Com a temática 'Agroecopedagogia na APAC', com foco na AGROECOLOGIA e qualidade de vida para recuperandos da instituição.

O curso faz parte do projeto Circuito Técnico Pé no Chão, em sua terceira ação em 2020.

O desenvolvimento da agroecologia aumenta em Minas Gerais a cada ano. Na APAC (Associação de Assistência aos Condenados) existe uma área propícia ao desenvolvimento de uma horta agroecológica.

Na abertura do curso, Robson Correia, Secretário de Meio Ambiente, enfatizou a importância da APAC para a sociedade em razão dos serviços prestado à comunidade. Na sequência cada participante fez sua apresentação falando o nome dos pais e quantas pessoas haviam em sua família e também o que esperavam sobre o curso.

O curso de Agroecologia foi ministrado pelos funcionários da EMATER MG Arcos. Zenaido Lima da Fonseca, engenheiro agrônomo da EMATER-MG Arcos, falou sobre os princípios básicos da agroecologia, plantio de hortaliças da semente a colheita, fez demonstração prática sobre produção de mudas de hortaliças em bandejas e calda natural a base de palma, babosa, vinagre álcool e pimenta para controle de insetos e adubação foliar de plantas usando do método agroecopedagogico criado por ele.

Iranir Muniz Leão da Emater-MG Arcos, extensionista agropecuário, falou sobre agroecologia e sua importância e realizou a prática de produção do inseticida caseiro para controle de insetos que atacam as lavouras.

O presidente da APAC, Humberto de Lima Rocha, esteva presente no evento e segundo ele “o curso foi de suma importância para o desenvolvimento da horta da instituição, que está sendo replantada. Ressalto ainda a importância de se ter uma vida saudável, sem o uso de componentes químicos e em breve os produtos estarão disponíveis para a venda”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos