UNINTER

Governo de Arcos inicia ações contra o Aedes aegypti já em Setembro

Reunião definiu planejamento para várias ações antecipadas ao período chuvoso

Publicada em: 19 de setembro de 2019 às 16h59
Arcos
Saúde

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17, uma reunião que definiu que praticamente todas as Secretarias Municipais da Administração Municipal estarão empenhadas na nova Campanha contra o mosquito Aedes aegypti, a qual o Governo de Arcos pretende implantar até o final deste mês de setembro. Vale lembrar que o inseto é o transmissor da Dengue, da Chikungunya e Zica.

Ainda sem nome definido, a campanha tende a abarcar toda a comunidade. Um ponto positivo é que as ações começarão mais cedo neste ano de 2019, antes mesmo da chegada do período chuvoso. “Essa prevenção antecipada será de suma importância para evitar quadros negativos, como ocorreu no passado”, conta o Responsável pelo Setor de Epidemiologia do município, Tiago Carvalho.

Dentre as várias ações, um grande mutirão de limpeza será o pontapé inicial da campanha. Logo após, acontecerão sucessivas reuniões com líderes da sociedade; distribuição de cartilhas em blitz pela cidade e nos setores - comercial e empresarial; trabalhos educativos em todas as escolas da rede municipal, estadual e particulares; reforço do trabalho dos agentes de endemias; envolvimento dos profissionais de todos os PSF’s, do Meio Ambiente e do Setor de Obras; parcerias com a imprensa arcoense (no sentido de ampla divulgação do trabalho); atuação ainda mais rígida do Código de Posturas (no sentido de notificações de terrenos sujos); e outras.

Embora o LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação para o Aedes aegypti) de Arcos tenha apontado risco de 1.1%, os números expostos ainda inspiram muita atenção. E é fundamental que a comunidade entre nesta luta de verdade, já que, de acordo com o levantamento, os focos observados se encontram em imóveis habitados (100%). E os principais criadouros identificados neste último LIRAa foram – ralinhos de banheiro, vasos de planta, depósito de degelo de geladeira, caixa de passagem, caixa de gordura.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos