Vende-se Apartamento

Informações sobre crimes? Ligue 181

“A sua denúncia aparece, você não”

Publicada em: 08 de março de 2019 às 10h59
Arcos

O 181 Disque Denúncia é um serviço de utilidade pública em prol da cidadania. Durante 11 anos, o serviço contou com a parceria do Minas pela Paz e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. É um canal aberto de comunicação oferecido à população visando o enfrentamento e a prevenção da criminalidade através do recebimento de denúncias anônimas de crimes e sinistros.  Atende a todo o Estado de Minas Gerais e as ligações são gratuitas, com sigilo e anonimato garantidos. Recebe cerca de 256 denúncias por dia e contribui diariamente para a solução de inúmeros casos no Estado.

O 181 Disque Denúncia foi o primeiro projeto realizado pelo Minas Pela Paz e já  possui mais de 12 anos de atuação em fevereiro de 2019. É um serviço gratuito, disponível para a população dos 853 municípios de Minas Gerais, através do qual os cidadãos passam informações sobre crimes e sinistros de forma segura, sigilosa e anônima.

Em 2018, o Minas Pela Paz concluiu seu ciclo de atuação direta no projeto, na certeza da valiosa contribuição dada à sociedade.

 

Como funciona

O cidadão faz a denúncia através do número de telefone 181 para um atendente especialmente treinado para receber as informações sobre crimes e sinistros.

Ao denunciar, o cidadão recebe do atendente um número de protocolo que deve ser cuidadosamente guardado. As informações são registradas no sistema e encaminhadas a uma equipe de analistas das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Esses servidores analisam, classificam e incorporam à denúncia outras informações que auxiliam na solução do caso.

Depois da conclusão da fase de averiguação, os resultados e as providências adotadas ficam disponíveis para o denunciante. Assim, após 90 dias e sem se identificar, o cidadão com o número de protocolo nas mãos liga para o 181 e obtém as informações e o resultado da sua denúncia.

Por motivo de segurança, todas as vezes que o denunciante fornecer informações que permitam a sua identificação, ele será orientado a ligar novamente e retomar todo o processo. O sistema de gestão da informação é muito seguro. As ligações são criptografadas, não permitindo o rastreamento de sua origem, dando ao denunciante a tranquilidade de que anonimato é garantido e o sigilo, absoluto.

 

 

Fonte: http://www.minaspelapaz.org.br