UNINTER

Inovação: Pela primeira vez alunos da educação infantil receberão Livro Didático

Ideia é que o novo material tenha um conteúdo pedagógico mais atraente e que estimule o aprendizado

Publicada em: 21 de fevereiro de 2019 às 10h11
Arcos
Educação

O Governo de Arcos, por meio da Secretaria de Educação, anunciou que uma equipe foi formada para acertar os detalhes de implantação do Livro Didático para os alunos do 1º e 2º período da Educação Infantil, neste ano letivo de 2019. Essa iniciativa da Coordenação Pedagógica de Ensino será um novo marco para estimular a melhora do desempenho das crianças que iniciam a sua vivência escolar.

Segundo a equipe responsável por este material, essa ideia inovadora vai de encontro com a necessidade de modernização dos conceitos pedagógicos infantis existentes e teve como objetivo estruturante a percepção de que era importante elaborar um Livro Didático que estimulasse o interesse das crianças pela educação.

Os livros oferecidos pelo Governo Federal são disponibilizados somente a partir do 1º ano do ensino fundamental. Além disso, a ação pedagógica na rede municipal, através deste material unificado, busca a garantia da equidade dentro do próprio município, uma vez que todos os alunos da educação infantil estarão tendo as mesmas diretrizes como referência.

A secretaria de Educação, Sonia Teixeira de Castro, ressalta que essa iniciativa tem o intuito criar novas metodologias de aprimoramento da educação infantil. “Ao ingressarem na escola, o aluno necessita de material pedagógico que, além de eficiente para seu processo de aprendizagem, seja atraente visualmente, apresentando imagens, cores e informações que condizem com a realidade visual que trazem do seu mundo social. Este é um dos motivos pelo qual a administração se preocupou em oferecer um material para esta etapa da educação básica,” disse.

Para o prefeito, Denilson Teixeira, é necessário estruturar e estimular a educação infantil para alcançar índices positivos de permanência e interesse do aluno pela escola. “Se oferecemos uma escola mais atrativa e com um material que estimule as nossas crianças teremos dados significativos de redução de evasão na rede Municipal de Ensino, pois o aluno sentirá mais motivação de seguir sua trajetória escolar,” destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos