FIEMG

Já estão abertas as inscrições para o 2º curso de queijo com leite cru e leite pasteurizado

Dez pessoas participaram da primeira etapa do curso, na última semana

Publicada em: 20 de agosto de 2019 às 14h37
Arcos
Agronegócio

O Governo de Arcos, através da Secretaria de Integração Social, em parceria com a EMATER/MG, promove nas dependências do Lactário Municipal mais um curso profissionalizante de grande importância – o de fabricação de Queijo.

Na semana passada, o prefeito de Arcos, Denilson Teixeira, o Secretario Otávio Miranda, e os extensionistas da Emater/MG, Zenaido Lima e Irani Muniz, estiveram presentes no Lactário para acompanhar uma das aulas do módulo vigente. Vale lembrar que as inscrições para um segundo curso de queijo com leite cru e leite pasteurizado (que deve ocorrer em 05 e 06 de setembro), já estão abertas e podem ser feitas no escritório da Emater, à rua 25 de Dezembro, 765, no centro da cidade.

Os cursos profissionalizantes promovidos pelo Governo de Arcos e seus parceiros têm sido muito bem aproveitados e avaliados pela população. Bastante dinâmicos, oferece qualificação em um curto espaço de tempo. Ou seja, é focado na atualização e aperfeiçoamento, permitindo uma rápida possibilidade de inserção do integrante no mercado de trabalho.

 

Ilustre visita

Na oportunidade, os alunos do curso receberam a visita do ex-prefeito da cidade do Serro, o Sr Epaminondas Pires de Miranda, que veio falar sobre o valor desta tradição, a forma de fabricação e a importância do produto na economia familiar dos mineiros. Essas técnicas levaram o IEPHA-MG a declarar o queijo da sua cidade como primeiro Patrimônio Imaterial de Minas (primeira declaração deste tipo realizada no país, em 2002). Posteriormente, em 2008, o produto foi também declarado Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN.

Epaminondas também é produtor de queijo artesanal, e seu produto já foi campeão brasileiro por três anos ano seguidos (2011/12/13).

Para o prefeito Denilson Teixeira “É com enorme satisfação que recebemos o companheiro Epaminondas. Sua experiência e orientações na fabricação de queijo serão muito aproveitadas pelo Governo de Arcos. Pretendemos a cada dia mais, nos aperfeiçoar e estimular essa produção aqui em nossa cidade. A Secretaria de Integração tem se esforçado ao máximo para estabelecer parcerias e levar até a população estes cursos gratuitos. Peço à população que aproveitem e participem”.

Zenaido Lima revelou que a intenção é que no futuro bem próximo, a cidade de Arcos possa ser referência na produção de queijo artesanal, realizando feiras, criando seu selo próprio, e mostrando a sua arte para todos. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos