Vende-se Apartamento

Janeiro Branco: CAPS 1 realizará atividades de conscientização de prevenção das doenças mentais

A campanha objetiva mudar a compreensão cercada de tabus e promover mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos

Publicada em: 28 de janeiro de 2019 às 09h25
Arcos

Janeiro o primeiro mês do ano, sendo um mês carregado de simbolismos, circunstâncias e características culturais peculiares, uma oportunidade de  ajudar muitas pessoas a olharem para suas próprias condições psíquicas e existenciais, suas disposições para a vida e para novos projetos. Pode, também, revelar as impotências e as dificuldades em lidar com relação às condições em que vivem, pensam e sentem.

Janeiro Branco é uma campanha nova, mas que merece muita atenção. O CAPS I de Arcos vem buscar a prevenção das doeças mentais por meio da campanha “QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA”, levando aos pacientes da Instituição e pessoas que circulam pelo CAPS I de Arcos e às UBSs do município, mensagens e informações que tem como propósito despertar nas pesssoas o cuidado e atenção com a Saúde Mental, trabalhando de forma preventiva. 

Pretendemos mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, trabalhando preventivamente, pois esse assunto ainda  é pouco discutido. A campanha objetiva mudar a compreensão cercada de tabus e promover mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade. É preciso compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo, sendo a idéia do Janeiro Branco colocar o tema ao máximo em evidência durante o inicio do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Todos podemos nos comprometer com a construção de uma vida mais feliz, para isso precisamos cuidar de nossas emoções e do nosso bem estar. Procure falar com alguém de sua confiança ou com um profissional da Saúde Mental sobre seus sentimentos e emoções. Lembre-se que é a mente que comanda o corpo. Todos nós somos folhas em branco a serem escritas todos os dias, por isso precisamos planejar nossas ações, buscar mudanças de comportamento, mudanças de atitudes, repensar e refletir nossas condutas. Saúde mental é condição necessária para viver nessa sociedade moderna.

De acordo com o coordenador do CAPS 1, Carlos Eduardo, as famílias que identificarem algum membro da família com essas características de sofrimento mental devem procurar o PSF mais próximo. “Aqueles que identificarem com os sintomas ou perceber em seu familiar algum tipo de sofrimento mental deve procurar o seu PSF para receber orientações e tratamento. Além do acompanhamento psicológico, os pacientes recebem indicações terapeuticas, como sair da ociosidade, ouvir música, ler, dialogar e buscar momentos de lazer,” disse.

 

Atividades de Conscientização nos PSF´s

Na proxima terça-feira (29), uma equipe composta por enfermeiros, piscólogos e terapeutas será dividida e percorrerá todos os PFS’s do município para realizar uma abordagem de conscietização sobre doenças mentais e com dinâmicas educativas a respeito desta importante campanha.

 

Equipe CAPS 1 Arcos/MG:

Adriana Veloso Parreira (Psicóloga)

Carlos Eduardo e Silva (Coordenador)

Camila de Faria Sousa (Farmacêutica)

Daniel Garcia de Faria (Aux. de Serviços Gerais)

Evandro Santana Silva (Psicólogo)

Fábia de Castro Dias de Oliveira (Aux. de Serviços Gerais)

Gabriela Tamiris Rodrigues (Aux. Administrativa)

João Batista Rodrigues Ferreira (Psiquiatra)

José Geraldo Pedrosa (Motorista)

Maísa Vaz Andrade (Psiquiatra)

Maria Luiza Teixeira (Recepcionista)

Walquíria Resende de Oliveira Teixeira (Psicóloga)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos