Agropecuária Teixeira e Silva

Marcada consulta pública para discutir cenários e estratégias para a gestão das águas da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco

Publicada em: 20 de agosto de 2021 às 11h12
Política
Meio Ambiente

A Consulta pública, em ambiente virtual, será na próxima segunda-feira, 23 de agosto, às 17h. Para participar, basta acessar o link https://youtu.be/-3WPWwTkEjQ

O objetivo é apresentar o relatório preliminar do Prognóstico, cumprindo mais uma importante etapa no processo de elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e do Enquadramento dos Corpos de Água (ECA) da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco.

A participação é aberta a todos os segmentos da sociedade, que poderão apresentar sugestões sobre os usos futuros das águas da bacia e alternativas de desenvolvimento econômico sustentável.

 

A Bacia Hidrográfica

Localizada na porção sudoeste do Estado de Minas Gerais, a Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco é uma das 36 Circunscrições Hidrográficas do estado de Minas Gerais. Com área total de 14.151 km², ela engloba, dentro de seus limites, áreas de 29 municípios, dos quais 20 possuem sede dentro da bacia.

Segundo o último Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo IBGE, a população total localizada dentro da bacia era de 255.211 habitantes (urbana: 224.345) e (rural: 30.866), com uma densidade populacional média de 18,03 hab./km².

Os municípios abrangidos pela bacia são: Abaeté, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Campos Altos, Capitólio, Córrego Danta, Córrego Fundo, Dores do Indaiá, Doresópolis, Estrela do Indaiá, Formiga, Iguatama, Japaraíba, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Pains, Pimenta, Piumhi, Pratinha, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Roque de Minas, Serra da Saudade, Tapiraí e Vargem Bonita.

O PDRH/ECA é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco (CBH SF1), com apoio técnico da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (Agência Peixe Vivo) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). A elaboração é do Consórcio Ecoplan/Skill.

 

E você pode obter mais informações sobre o PDRH-SF1 em nossas redes sociais.

Site: www.pdrhsf1.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/PDRH.SF1

Instagram: https://www.instagram.com/pdrh.sf1

E-mail: pdrh-sf1@ecoplan.com.br

 

Assessoria de Imprensa: (31) 99671-0647 e (31) 99998-2964

 

Fonte: Equipe de comunicação do PDRH/ECA Afluentes do Alto São Francisco - Cida Morais