UNINTER

Março Lilás: Mulheres participam de atividade de prevenção ao câncer de colo do útero, no PSF Jardim Bela Vista

Durante todo o mês, várias atividades de conscientização foram realizadas nos PSF’s do Município

Publicada em: 02 de abril de 2019 às 08h34
Arcos
Saúde

Saúde da mulher. Na última sexta-feira (29), o PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Jardim Bela vista realizou uma atividade de conscientização alusiva a Campanha Março Lilás, que destaca a importância da prevenção ao câncer de colo do útero. Cerca de 70 (setenta) mulheres compareceram a Unidade Básica de Saúde para acompanhar as palestras educativas.

Os profissionais de saúde ressaltaram quais são os sintomas da doença, como a leucorreia (corrimento vaginal intenso), sangramento vaginal, dor pélvica e dilatação abdominal, além de orientar quais os exames laboratoriais que devem ser feitos anualmente, como o Papanicolau, teste usado na prevenção do câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras.

Eles também explicaram como são realizados os tratamentos da doença, dentre eles, as vacinas contra o vírus do HPV.

Para a enfermeira responsável pelo PSF do Bairro Jardim Bela Vista Mara dos Reis Silva, o preventivo ainda é a melhor forma de identificar o câncer de colo de útero. “É muito importante se prevenir contra o câncer de colo de útero fazendo os exames preventivos anualmente, pois ele tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do Câncer. Deve ser realizados por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não. Portanto, e impossível falar de saúde feminina, sem falar do exame preventivo,” afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, João Júlio Cardoso, as Unidades Básicas de Saúde são essenciais para que as mulheres busquem orientações preventivas de doenças. “A prevenção é o melhor caminho. Por isso, ressaltamos a importância do PSF na busca de orientações sobre qualquer doença, principalmente as de cunho preventivo, dentre elas o câncer de colo de útero,” enfatizou.

 

Dengue

Durante a atividade, também foi abordado à importância de receber os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias em casa para o controle de focos do mosquito ‘Aedes Aegypti’. Na oportunidade, foi apresentado os Agentes de Endemias para a população e com orientações de que agora eles fazem parte da estratégia de saúde da Família.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos