Vende-se Apartamento

Prefeito convoca reunião e atendimento com pediatra continua na Fumusa

Secretaria de Saúde tem até a próxima segunda-feira (3) para apresentar plano de ação para melhoria do setor

Publicada em: 26 de junho de 2017 às 16h31
Saúde

Após o anúncio feito pelo secretário de saúde, Vicente Reginaldo, sobre a mudança no fluxo de atendimento com o pediatra, o prefeito Denilson Teixeira convocou, nesta manhã, uma reunião em caráter de urgência. Ficou decidido que o atendimento do pediatra permanecerá na Fumusa, no entanto uma nova proposta para a pediatria municipal será apresentada.

O objetivo da reunião foi conhecer a proposta anunciada e a viabilidade da mesma. De acordo com a equipe de Saúde presente, o fluxo apresentado é o preconizado pelo Ministério da Saúde. “Todo atendimento com especialista é feito hoje através de encaminhamento dos PSFs. Isso acontece para que as demandas que realmente necessitam cheguem ao profissional e as demais sejam solucionadas no PSF do paciente, onde há o médico que já conhece seu histórico e está mais próximo”. Segundo informaram, há muitos casos de mães que levam as crianças nos pediatras para pesar e medir. “Isso tira a vaga daquela criança que realmente precisa do especialista”.

O prefeito Denilson Teixeira, no entanto, disse à equipe que entende o desejo das mães de terem seus filhos atendidos pelo pediatra. “Eu sou pai e quando um filho da gente adoece ficamos muito sensibilizados e queremos sim que os cuidados sejam os melhores”. O prefeito pediu ainda que a equipe apresentasse uma nova proposta para reorganização do setor. “Eu entendo que nós temos que ampliar o atendimento do pediatra. Esse número que vem sendo praticados há anos é pouco, principalmente nesta época do ano em que as crianças adoecem mais” afirma.

Depois de todas as colocações, ficou acordado que a Secretaria de Saúde irá apresentar um novo plano de ação no sentido de ampliar o atendimento do pediatra.

É importante salientar que as mães podem levar as crianças nos PSFs tanto de forma espontânea, como de forma agendada.

 

Plantonista no São José

Mesmo tendo sido promessa de campanha colocar um pediatra plantonista no Hospital Municipal São José (HMSJ), o prefeito Denilson Teixeira ouviu da equipe técnica que esta ação é hoje fora da realidade. De acordo com a equipe, há poucos especialistas pediatras na região e os profissionais que se especializaram em atendimento à criança não têm interesse em fazer plantão 24h no hospital.

No entanto a equipe explicou que um médico pediatra fica de sobreaviso para os casos de urgência. Isso quer dizer que o HMSJ dispõe diariamente de um pediatra de plantão e que o mesmo é chamado para atender casos em que o clínico geral entende a necessidade do especialista. “Em casos de situações que devam ser conduzidas apenas pelo pediatra, o clínico vai solicitá-lo imediatamente. Não só o pediatra, mas todos os outros especialistas, quando necessário vão ao HMSJ para atender a emergência”.

Além disso, a equipe expôs ainda a importância de compreender que o HMSJ é para urgência e emergência e não para consulta com o especialista.

Diante do exposto, o prefeito falou sobre o assunto. “Eu sempre dizia na campanha que tudo que eu prometi eu iria cumprir e que aquilo que eu não pudesse cumprir eu deixaria claro porque não pode ser feito. A equipe de saúde me apresentou uma realidade diferente sobre a questão do pediatra plantonista no HMSJ, o qual hoje é inviável por essas questões. Sendo assim, se o plantonista não é viável, temos que ter outra solução. Por isso, solicitei um plano de ação que amplie o atendimento do pediatra”.

O prefeito irá se reunir com sua equipe de governo para apresentar um novo projeto para a pediatria municipal.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos