UNINTER

Prefeitura de Arcos reativa a nova Estação de Tratamento de Esgotos

Publicada em: 28 de fevereiro de 2020 às 16h08
Arcos
Meio Ambiente

Desde meados do ano de 2019, a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Arcos esteve paralisada, devido a problemas nos equipamentos instalados, que necessitaram de manutenção e até mesmo substituição de algumas peças.  

Cumprindo prazos legais, a atual Administração realizou a manutenção nas duas bombas, trocou o transformador para aumentar a capacidade de trabalho, adquiriu peças e instalou um novo painel para suportar toda a carga de trabalho necessária, totalizando R$140.443,48.

A nova ETE, cujo sistema é composto por 08 (oito) lagoas anaeróbicas, 01 (uma) facultativa e 02 (duas) de polimento, passou a operar corretamente. A eficiência de pureza da água que retorna ao rio chega a 97%, sendo que a extinção de coliformes fecais chega a 99,9% após a realização do processo de tratamento do esgoto.

Outro caso a se considerar é que, com a nova estação, situada a 4 km mais abaixo da antiga, os imóveis da região Norte recuperam a valorização e se tornam mais atrativos, aquecendo o mercado.

 

Antiga ETE

A antiga Estação de Tratamento de Esgotos - ETE - edificada na Zona Norte, entre os bairros Gameleira e Esperança, e inaugurada no dia 17/12/2004 cumpriu suas funções por muito tempo, e, ocasionalmente, ainda cumpre como sobressalente, como aconteceu nos últimos meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos