Na última quarta-feira (17), foi lançada a quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, Efésios 2:14.
A campanha que é realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma – período de 40 dias que antecede a Páscoa – neste ano será promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria com várias igrejas cristãs. De acordo com o site Vatican News, a Campanha da Fraternidade Ecumênica quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, por meio do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados no amor de Cristo.
Em notícia do site Agência Brasil, o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, disse que a campanha será voltada ao diálogo para a superação das polarizações e das violências do mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia de Covid-19. “O vírus, já tão letal em si mesmo, encontrou aliados na indiferença, no negacionismo, no obscurantismo, no desprezo pela vida. Sejamos, portanto, aliados na responsabilidade, na lucidez e na fraternidade”, disse, durante o lançamento virtual da campanha.
O bispo explicou que o tema do diálogo é uma continuidade da campanha de 2020, sobre cuidado mútuo entre as pessoas; e não se trata de “querer que todos pensem do mesmo modo”, mas de perceber que a diferença é um convite ao diálogo. “Perplexas pela pandemia, as igrejas que compõem o Conic e algumas igrejas observadoras uniram-se e identificaram nesse tema a mensagem que o nosso tempo necessita. É triste ver que nosso tempo vem apresentando a marca da radicalização, da polarização e do desrespeito às pessoas, em especial às mais simples e vulnerabilizadas”, disse.
Gesto concreto
De acordo com o site da Diocese de Luz, a Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3,8 milhões (3.814.139,81), atendendo a mais de 230 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação.
Histórico
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando as riquezas em comum entre as igrejas. Desde o ano 2000, ela abordou os seguintes temas: