sEBRAE

Santa Casa de Arcos recebe ventilador pulmonar da Fiemg

A indicação foi feita pelo deputado Betinho Pinto Coelho

Publicada em: 16 de outubro de 2020 às 16h36
Arcos

Crédito: Assessoria de Comunicação

Santa Casa de Arcos recebe ventilador pulmonar da Fiemg

Ontem, dia 15, foi entregue na Santa Casa de Arcos, por indicação do deputado Betinho Pinto Coelho, um ventilador pulmonar. O equipamento foi liberado pela a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, que já distribuiu mil deles para outros municípios. 

A enfermeira Michele Teixeira, responsável técnica pelo hospital, disse que o ventilador pulmonar é necessário no suporte e tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda, porque “substitui total ou parcialmente a respiração espontânea, propiciando troca gasosa, reduzindo o trabalho da musculatura respiratória e diminuindo a demanda metabólica, auxiliando, enfim, na estabilidade do doente”. A Santa Casa já contava com quatro aparelhos.

A enfermeira explica a importância da disponibilidade dos equipamentos: “A Santa Casa ainda não possuir uma CTI (Central de Tratamento Intensivo), com os demais recursos necessários para manter um paciente sob ventilação mecânica. Em uma demanda com esse quadro, o paciente recebe o primeiro atendimento e é estabilizado no respirador até que se consiga uma vaga em CTI”. Ela também disse que já houve uma situação em que não conseguiram vaga para transferência de um paciente e o mesmo foi mantido estabilizado em ventilação mecânica por vários dias, evoluindo para alta melhorada”.

O equipamento é um suporte necessário para estabilizar o paciente em diversas situações que podem evoluir para insuficiência respiratória, como por exemplo: Covid-19, asma grave, pneumonia grave, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Atelectasia pulmonar e outras doenças pulmonares graves.

 

Fonte: Jornal CCO