Vende-se Apartamento

Secretaria Municipal de Educação promove encontro para discussão do Currículo de Minas Gerais

Profissionais das redes estadual, municipal e particular de ensino de Arcos discutiram as propostas que comporão a versão final do Currículo de Minas Gerais

Publicada em: 20 de setembro de 2018 às 14h47
Educação

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quarta-feira (19) o Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais. O evento, realizado na quadra da Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto reuniu cerca de 580 profissionais das redes estadual, municipal e particular de ensino de Arcos com o objetivo de discutir propostas que irão compor o Currículo de Minas Gerais.

O documento final teve como referência para a sua construção a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo do Governo Federal. A partir desta diretriz, o estado se organizou para a elaboração do currículo a nível estadual e este definirá as diretrizes a serem adotadas em todo o estado de Minas Gerais.

Os estudos da BNCC tiveram início no mês de março deste ano, em todas as redes de ensino. A preparação para o encontro foi finalizada na rede municipal de ensino no último dia 12, quando profissionais da rede se reuniram para discussão preliminar e preparativa para o evento desta quarta-feira, apresentando sugestões que contribuirão com a elaboração final do documento.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Arcos e também professor, Halph Carvalho, a inspetora de ensino Maria do Carmo Bessas, a secretária de Governo, Flávia Carvalho, e a secretária de Educação, Sônia Teixeira.

A falta de repasses do Governo Estadual para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), exclusivamente usado para pagar os professores, tem obrigado o município a arcar com o pagamento para evitar que os profissionais fiquem sem receber. Fato que o vice-prefeito Halph Carvalho e a secretária de Governo, Flávia Carvalho, lembraram em suas falas, ressaltado ainda os esforços do município para manter a qualidade do ensino prestado no município.

De acordo com a secretária de Educação, Sônia Teixeira, o encontro é determinante para direcionar as discussões pertinentes ao currículo de cada município. “A Elaboração do Currículo de Minas Gerais está sendo discutida desde que foi homologada a BNCC, documento que norteia a educação no Brasil como um todo. É a nossa oportunidade de em alguns espaços colocarmos nossas sugestões. Por isso a importância de se reunir as três redes de ensino que compõem a educação de nosso município, em parceria, buscando a igualdade de direitos educacionais de nossos alunos, prezando sempre pela  isonomia e equidade, ou seja, direitos iguais e assistência humanizada para todos os alunos”.

A iniciativa foi elogiada pela inspetora de ensino Maria do Carmo Bessas, da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis. “Arcos é uma cidade maravilhosa de se trabalhar. Tudo que é proposto ao pessoal é respondido positivamente, com envolvimento de todas as redes de educação, visando sempre a qualidade do ensino no município. Todo mundo ganha: os profissionais da educação e os alunos, que terão um preparo diferente perante o mercado de trabalho futuro. Que venham mais encontros como este”, finalizou.

O próximo passo da Secretaria de Educação é enviar as propostas ao Estado com a expectativa de que elas componham o currículo final, que deverá ser apresentado no fim deste ano para a rede de educação. Enquanto isso, o município segue focado na educação continuada, garantindo qualidade de ensino e garantia de aprendizado aos alunos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos