FIEMG

Sicoob União Centro-Oeste celebra os 30 anos em nova sede própria

A história da cooperativa, inaugurada em 1989, está registrada em um livro de 183 páginas

Publicada em: 20 de agosto de 2019 às 13h27
Arcos

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 17/08/2019) - Edição 2014

O dia 14 de agosto de 2019 ficará na memória dos conselheiros de administração, diretores executivos, conselheiros fiscais, cooperados, colaboradores e demais parceiros do Sicoob União Centro-Oeste (Arcos – Pains – Vila Costina). Nessa data, eles comemoraram os 30 anos da cooperativa em uma nova sede própria. Para encerrar a festa, a população de Arcos foi presenteada com show de César Menotti e Fabiano, no parque de exposições “Plácido Ribeiro Vaz”.

O imóvel, de três pavimentos, foi construído em um terreno de 630,5 metros quadrados e a edificação possui 2.349,54 metros quadrados de área construída. Foi criado um sistema de captação da água de chuva e seu reaproveitamento, além do uso de placas fotovoltaicas para a produção de energia. A construção é toda acessível, em todos os pavimentos há elevador. No segundo pavimento está um auditório para 126 pessoas.

Quando foi fundada, em 1989, a cooperativa era constituída, exclusivamente, por produtores rurais. A primeira sede foi onde hoje é a “Sorveteria da Mônica”, na avenida Governador Valadares, esquina com rua Álvares da Silva. A partir de 2004, tornou-se de livre admissão, recebendo cooperados de todos os segmentos (pessoas físicas e jurídicas). Em 2010, uniu-se com o então Sicoob Credipains e  recebeu o nome Sicoob União Centro-Oeste (Arcos, Pains e Vila Costina).

Hoje são mais de 6 mil associados, 51 colaboradores, nove correspondentes, 78 milhões em depósitos, 55 milhões em operações de crédito e 121 milhões em ativos.   Segundo os diretores executivos, Marcelo Sousa, Márcia Berto e Fernando Nominato, o crescimento supera as expectativas. As taxas e os juros são menores em comparação ao sistema bancário e são oferecidos os mesmos produtos e serviços disponibilizados nos bancos, com a vantagem de que o cooperado participa dos resultados. A cooperativa se destaca não apenas em seus resultados financeiros, mas também em suas ações de responsabilidade social e ambiental.

Presente ao evento, o prefeito de Arcos, Denílson Teixeira, disse que a cidade de Arcos está em festa. “Estamos inaugurando 30 anos de sucesso. O cooperativismo veio para ficar. As pessoas hoje só podem ganhar dinheiro se ajudarem outras pessoas a ganhar dinheiro; as pessoas só podem ser felizes, se ajudarem outras pessoas a serem felizes também. Fica aqui, em nome do povo de Arcos, nossos cumprimentos. Esta obra magnífica e relevante é um marco não só para Arcos, Vila Costina e Pains, mas para toda Minas Gerais”. O prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo Gomes, também enalteceu a cooperativa e afirmou que a parceria com o Sicoob Credipains foi eficaz.

 

 

Sicoob é o sistema que mais cresce no país

O representante e conselheiro administrativo do Sicoob Central Crediminas, Júlio César Ribeiro de Andrade, manifestou o orgulho do Sistema pela inauguração e pelos 30 anos do Sicoob União Centro-Oeste. “O Sicoob União Centro-Oeste entrega a multiplicação de possibilidades, através da concretização de sonhos de milhares de associados, por meio de soluções completas [...]. Fazer parte do Sistema que mais cresce no país é motivo de muito orgulho, mas também de vasta responsabilidade. Nosso sucesso depende da participação humana, por isso saúdo de um modo especial, toda equipe de funcionários do Sicoob União Centro-Oeste. Muito obrigado pelo que vocês já fizeram, pelo que estão fazendo e por tudo que será feito pelo Sicoob”.

 


“A cooperativa tem a condição de oferecer o melhor produto, o melhor serviço, na melhor condição”

Antônio Claret Rezende, coordenador da Unidade Administrativa Regional 4 (UAR 4), destacou a importância de três fatores no cooperativismo: confiança, pertencimento e empatia. “Não sou mau vendedor, mas só consigo vender o que eu compro; quando oferecemos alguma coisa para nosso associado, é do bem, é uma coisa de valor, não é uma relação comercial simples. A cooperativa tem a condição de oferecer o melhor produto, o melhor serviço, na melhor condição. É isso que sustenta e sustentará esse sistema”.

 

“Que continuemos unidos, construindo uma cooperativa ainda maior, tornando-a, cada vez mais, a melhor solução financeira em Arcos, Pains, Vila Costina e, quem sabe, em novos horizontes” – Flávio Vaz de Lima.

 

Em seu discurso, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob União Centro-Oeste, Flávio Vaz de Lima, fez agradecimentos aos demais conselheiros de administração – Antônio Carlos Dias de Carvalho, Heleno de Castro Alves, José Paulo de Sousa, José Wilson Neves, Leonardo Alves Veloso e Sebastião Luiz Gomes da Silva. Ressaltou que eles ajudam na condução dos trabalhos e na busca do que há de melhor para o associado, pensando sempre no coletivo. Disse que ao longo desses 30 anos, o trabalho realizado com transparência e profissionalismo gerou, além de bons resultados, credibilidade. “[...] Hoje, temos orgulho de dizer que o resultado ultrapassou as expectativas de nossos sonhos. Com o passar do tempo, nossos propósitos se tornaram mais fortes para enfrentarmos os desafios diversos, agindo sempre para a evolução e ampliação de resultados, mas sempre com fidelidade à identidade do cooperativismo”.

Para a conquista de espaço no mercado, foram dados passos largos, porém, com prudência, como mencionou o presidente. “Nesse contexto, tem sido primordial a adoção de ferramentas como planejamento estratégico, planos de ações, acompanhamento e monitoramento constante para que a mensuração de resultado ocorra e atenda a todas as nossas partes interessadas [...]. A adoção de estratégias eficazes e a busca pela inovação culminaram com os resultados alcançados nestes 30 anos, que superaram mais de R$ 120 milhões de ativos”.

Ao finalizar, Flávio Vaz disse: “Que continuemos unidos, construindo uma cooperativa ainda maior, tornando-a, cada vez mais, a melhor solução financeira em Arcos, Pains, Vila Costina e, quem sabe, em novos horizontes. As portas estão sempre abertas. Com o apoio e o engajamento de todos, o Sicoob União Centro-Oeste se fortalecerá a cada dia e, certamente, fará diferença para aqueles que vierem fazer parte”.

 

Livro Sicoob União Centro-Oeste - 30 anos

A história da cooperativa, desde a fundação até os dias atuais, está eternizada no livro Sicoob União Centro-Oeste - 30 anos, em 183 páginas. A iniciativa foi do presidente Flávio Vaz de Lima, atento à necessidade de registrar a memória da instituição, por meio da transcrição de atas e, principalmente, de depoimentos dos pioneiros e de outros parceiros ao longo dessas três décadas.

O livro é resultado de um trabalho em equipe: idealização do presidente do Conselho de Administração do Sicoob União Centro-Oeste, Flávio Vaz de Lima; coordenação editorial do diretor de Administração do Sicoob União Centro-Oeste, Marcelo Sousa; entrevistas e redação da jornalista Rita de Cássia Veloso de Miranda, com edição de Marcelo Sousa; pesquisa histórica e documentação feita por Marcelo Sousa; Projeto Gráfico e diagramação da Helpp Publicidade; imagens de Juvenil Nascimento, Arquivos do Sicoob União Centro-Oeste e Sicoob Central Crediminas; Revisão de conteúdo da diretora de Negócios, Márcia Berto; revisão ortográfica da professora Helena Campos.

A redatora, Rita Miranda, destaca a participação de todos, principalmente do diretor administrativo. “Marcelo Sousa trabalha na cooperativa há 26 anos e conhece a história da instituição. É um apaixonado pelo cooperativismo, com a racionalidade necessária para atingir resultados. A participação dele como coordenador, pesquisador e editor – acrescentando informações relevantes, relatadas com sensibilidade – foi essencial para agregar valor ao livro, que emociona os leitores”.

Durante o lançamento, no auditório do Sicoob União Centro-Oeste, Marcelo Sousa e Rita Miranda fizeram a entrega simbólica da obra a Flávio Vaz de Lima.