Vende-se Apartamento

Vacinação contra Influenza A (H1N1): 51% do público alvo já foi vacinado contra a gripe em Arcos

Apesar da população não ter atendido ao chamado da Secretaria de Saúde durante o Dia D de vacinação, a campanha em Arcos é avaliada positivamente

Publicada em: 16 de maio de 2018 às 08h27
Arcos
Vacinação contra Influenza A (H1N1): 51% do público alvo já foi vacinado contra a gripe em Arcos

No Dia D foram esperadas 1.500 pessoas, mas apenas 435 compareceram nas Unidades de Saúde

A campanha de vacinação contra Influenza A (H1N1) realizada em Arcos pela Secretaria de Saúde já atingiu 51% do público alvo. De acordo com a responsável pela imunização no município, Ângela Margareti, já foram aplicadas no município 3.755 doses da vacina: 2.477 idosos já se vacinaram, acompanhados de 172 gestantes, 113 mulheres com 45 dias após o parto, e 707 crianças. Na tentativa de aumentar ainda mais estes dados foi realizado no último sábado (12) o Dia D de vacinação contra a gripe.

Amplamente divulgada, a ação priorizou idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, profissionais de saúde e professores. Apesar do chamado da Secretaria de Saúde o Dia D teve um público bem abaixo do esperado. Das 1.500 pessoas esperadas foram vacinadas apenas 435.

Segundo Ângela Margareti, os esforços dedicados a este dia não foram levados em consideração pela população. “Para o Dia D mobilizamos 46 pessoas disponibilizadas nas 11 Unidades de Saúde do município para que fossem vacinadas as pessoas que compõem o público alvo. Mas infelizmente esse público não foi alcançado, as pessoas não atenderam ao chamado da Secretaria”, comentou.

Para atender as demais pessoas as Unidades de Saúde, com exceção da Fumusa, darão continuidade à campanha de vacinação contra a gripe até o próximo dia 1° de junho. Os profissionais de saúde atenderão de 8h às 11h e de 13h às 16h. Para Ângela Margareti, é mais uma oportunidade para que o público alvo procure pela vacina. “Continuaremos vacinando nas Unidades. Espero que cheguemos a atingir nossa meta e para isso contamos com a compreensão e colaboração do público alvo porque a campanha realmente irá acabar no dia 1°. A partir do dia 2 de junho as vacinas serão disponibilizadas para o restante da população”, ressaltou.

 

Grupo prioritário

De acordo com Ângela Margareti, cerca de nove mil pessoas estão no grupo prioritário em Arcos e a meta é vacinar 90% deste total. Segundo Ângela Margareti, a vacinação contra o Influenza tem o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por causa das infecções causadas pelo vírus e a vacina combate três dos tipos mais severos do vírus da gripe tendo apenas duas contraindicações.

Para se vacinar, o paciente deverá comparecer ao posto de saúde mais próximo da residência, portando o cartão de vacinação. Quem for portador de doença crônica precisa levar também a prescrição e o laudo médico informando todos os detalhes da doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcos