Uninnter

Veterinária São Francisco de Assis: pioneira em Arcos e excelência em cirurgia

Publicada em: 04 de abril de 2021 às 08h00
Arcos

(Matéria publicada pelo Jornal CCO impresso em 27/03/2021) - Edição 2095

Uma das mais importantes áreas da Medicina Veterinária é a clínica cirúrgica. Em se tratando de animais de companhia, atendemos em nossa rotina uma grande quantidade de pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos tanto emergenciais, para salvá-los, quanto procedimentos eletivos, para melhorar sua qualidade de vida.

O sucesso no resultado desses procedimentos é influenciado por diversos fatores, sendo o aspecto geral do paciente, a qualificação de profissionais e a estrutura do centro cirúrgico; são os que mais contribuem para esse sucesso.

O aspecto geral do paciente é variável para cada caso, pois eles chegam à clínica em diferentes condições de saúde, sendo necessária uma triagem na consulta, para observar os sinais clínicos e determinar quais exames serão necessários para garantir a segurança durante o procedimento planejado, os riscos e o prognóstico. E essas condições diferentes exigem uma preparação específica para cada caso, por isso a importância da realização de uma avaliação prévia. A cirurgia começa na chegada do paciente à clínica.

Os outros fatores que influenciam no sucesso em cirurgias estão diretamente ligados com as condições em que o procedimento é realizado e com a perícia dos profissionais que o realizam. É muito importante a presença de um anestesista que vai monitorar o paciente durante o procedimento, garantindo que ele se encontre no plano anestésico perfeito, sem sentir dor durante o procedimento e sem aprofundar no plano anestésico. E para que esse controle pelo anestesista seja melhor executado, é necessária uma estrutura com equipamentos especializados, como anestesia inalatória para o melhor controle do plano anestésico durante o procedimento e um monitor multiparâmetros, para um melhor monitoramento no momento da cirurgia.

A preparação do campo cirúrgico e paramentação dos cirurgiões deve ser estéril, bem como todos os instrumentos e insumos utilizados na cirurgia. Todos os movimentos executados devem ser feitos pensando em evitar contaminações e, caso ocorram, o objeto em questão deve ser substituído para manter o procedimento asséptico, garantindo assim, a segurança do paciente e do cirurgião, reduzindo risco de contaminações e até mesmo o uso de antibióticos no pós-operatório.

A perícia dos cirurgiões é outro fator determinante no sucesso, estar familiarizado com a técnica a ser executada, pois reduz o tempo para a execução do procedimento, além de ter destreza com os materiais e disponibilidade de insumos para imprevistos. Ter na estrutura instrumentos que auxiliam na execução do procedimento, como boa iluminação com foco cirúrgico, mesa para instrumentos e nossa mais recente aquisição, bisturi elétrico, que diferente do bisturi comum, ao realizar o corte, já o cauteriza, reduzindo a perda de sangue, risco de hemorragia, além de economizar tempo.

A cirurgia veterinária tem evoluído muito com o passar dos anos, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dos animais de companhia. Nosso objetivo é estar junto a essa evolução, para oferecer o melhor tratamento possível para os animais de Arcos e região.

A Veterinária São Francisco de Assis, pioneira no ramo, em Arcos, conta hoje com o trabalho de quatro veterinários, sendo José Aparecido da Silva (Zé Neca), o fundador da clínica e médico conhecido e respeitado pela maioria da população arcoense; Gabriel Teixeira Alves Silva, Pietra Silva Cardoso e Larissa Miller Rodrigues Silva.

Conta ainda com os serviços de Maria da Glória Teixeira Silva, Maria José Silviano Ferreira e Maíza Cardoso, para o atendimento ao cliente, fornecedores, escritório, contábil e financeiro.

Apaixonados pelo ramo, todos colaboram para o crescimento profissional, interpessoal e pela saúde dos bichinhos de companhia!