Vende-se Apartamento

“Viola na Feira”: Música ao vivo na Feira do Produtor Rural

Publicada em: 08 de novembro de 2018 às 13h13
Arcos
Cultura

(Matéria Publicada pelo Jornal CCO impresso em 03/11/2018) - Edição 1973

 

Todas as quartas-feiras, a partir das 19h, a Feira do Produtor Rural, localizada na avenida Dr. João Vaz Sobrinho trecho II, conta com o projeto ‘Viola na Feira’, que proporciona música sertaneja ao vivo.

A Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – promove o evento. Anteriormente era conhecido como “Clube da Viola”, realizado na Casa de Cultura, e foi transferido para a Feira como forma de atrair maior público. É um trabalho que envolve os músicos de Arcos que gostam de música sertaneja e que se encontram todas as quartas-feiras para proporcionar lazer e entretenimento à população. Além de proporcionar mais movimentação na feira, outra finalidade é dar maior visibilidade aos músicos locais.

A atração nesse novo espaço está sendo desenvolvida há aproximadamente um mês. Reúne músicos de Arcos e de várias comunidades vizinhas, como a região dos Vermelhos, da Vargem dos Britos, dos Varões e outras.

 

Descontração para as famílias e para os feirantes

A reportagem do Jornal CCO foi até a Feira do Produtor Rural no último dia 24 de outubro. O músico Altair Gonçalves Costa, de 69 anos, morador da comunidade Vargem dos Britos, toca o instrumento Acordeon e estava na feira para se apresentar. Em entrevista ao CCO, o músico disse que o projeto ‘Viola na Feira’ está proporcionando oportunidades para que os músicos sejam conhecidos: “Esta é uma oportunidade e tanta, para o espectador e para o cantor, porque tem muita gente que gosta da música sertaneja; e a pessoa que canta e que toca gosta de se apresentar onde tem movimento, porque o pessoal anima mais”, disse, em entrevista ao CCO.

 

 “Vem bastante gente, a música chama as pessoas” – Rosângela Brito

A feirante Rosângela Maria Barbosa Brito, de 46 anos, é moradora do bairro Santo Antônio. Está como feirante há 1 ano e 8 meses, na ‘Barraca da Rosa’, vendendo várias delícias da culinária mineira: galinhada, feijoada, arroz com suã e outros. Para ela, a música ao vivo na feira é um ótimo entretenimento ao público: “Vem bastante gente, a música chama as pessoas. As pessoas sempre gostam de assentar, ouvir uma música e tomar uma cerveja. Então, quanto mais atração tiver, mais pessoas vão vir. Foi uma coisa muito boa para a feira”, comentou.

 

“A feira é um trabalho muito bom, sempre venho aqui...” - Francisco  Santos

Francisco Paulo dos Santos, de 50 anos, morador do bairro Vila Boa Vista, disse que sempre vai à feira com a família e que é um lugar a mais na cidade para as pessoas poderem ir e descontrair: “A feira é um trabalho muito bom, sempre venho aqui. É um lugar a mais para as pessoas virem e se distrair”, comentou.  

 

“Atraiu bastante público pra gente, fazendo assim gerar mais vendas” – Brenda Silva

Brenda Moreira Melo Silva, de 32 anos, moradora do bairro Jardim Bela Vista, também é feirante há oito meses. Em sua barraca ela vende arroz com galinha, farofa e carne de panela. Em entrevista ao CCO ela disse que o novo projeto na feira contribuiu para o aumento nas vendas. “Foi muito bom, porque atraiu mais o público, tornou a feira mais agradável, deu oportunidade das famílias estarem saindo, porque é um ambiente familiar, muito bom para estar vindo com as crianças. Então, atraiu bastante o público pra gente, fazendo assim gerar mais vendas”, disse.

 

“Aqui é um encontro de amigos e família, ficou muito bom” – Juliana Gonçalves, moradora do Nova Morada II

Juliana Maria Guimarães Gonçalves, de 39 anos, é moradora do bairro Nova Morada II e é uma frequentadora fiel da Feira. Ela estava assistindo ao show ao vivo dos músicos, reunida com toda a família. “Eu venho todas as quartas-feiras, e a feira com a música ficou melhor ainda, eu adorei! Aqui é um encontro de amigos e família, ficou muito bom”, disse.

 

Feira foi inaugurada em março de 2015

A Feira do Produtor Rural foi inaugurada em 07 de março de 2015. O espaço foi criado com o objetivo de oferecer produtos da agricultura familiar para toda a população arcoense. Atualmente a feira é realizada com várias barracas onde são comercializadas comidas típicas, doces caseiros, verduras, artesanato. No local também tem escorregador e pula-pula para as crianças, e agora com música ao vivo. Funciona às quartas-feiras, a partir das 18 horas, e aos sábados, a partir das 6 horas da manhã, com várias barracas com produtos direto do produtor rural, verduras, legumes, frutas, doces caseiros e muito mais.