Arcos e Córrego Fundo se despedem de padre “Zé de Castro”

Ele foi o primeiro pároco da Paróquia Santo Antônio em Arcos (1999 a 2007), tendo iniciado a programação da “Trezena de Santo Antônio” com notável entusiasmo

Arcos e Córrego Fundo se despedem de padre “Zé de Castro”

A equipe do Portal CCO Arcos lamenta a morte do Padre José de Castro Lima, aos 67 anos, na data de ontem, 1º de junho. O velório está sendo realizado na Capela do município Córrego Fundo, na rua do Chiba, de onde sairá em cortejo nesta segunda-feira, 2 de junho, às 10 horas, para o sepultamento no Cemitério Municipal Cristo Rei.

Padre Zé – como era carinhosamente conhecido – era filho de Dona Inês de Castro Lima e Sr. Frederico Vaz. Irmãos: Rosália, Marcos, Paulo, Francisco, Lourdes, Carolina, Luiza, Mônica, Regina e Frederico.

Foi ordenado presbítero em 08/12/1989, em Arcos, sua cidade natal, tendo exercido o sacerdócio nas Paróquias: Nossa Senhora das Dores, em Doresópolis – MG; Nossa Senhora de Carmo, em Pains - MG; Santo Antônio, em Arcos – MG; São Sebastião, em Lagoa da Prata – MG; Sagrada Família, em Córrego Fundo - MG, “destacando-se pela condução de inúmeras obras em favor do Reino de Deus e pelo grande dinamismo pastoral”.

Foi o 1° pároco da Paróquia Santo Antônio em Arcos (1999 a 2007), tendo iniciado a programação da “Trezena de Santo Antônio”, que está em sua 26ª edição.

A Diocese de Luz – na qual está inserido o Município de Córrego Fundo – publicou Nota de Pesar, destacando que ele “fez sua páscoa definitiva no domingo em que se celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor”.

“Padre José de Castro foi um grande servidor da Diocese de Luz. [...] O Ministério do padre José de Castro marcou gerações, entregando grandes realizações nas comunidades por onde passou, sendo lembrado sempre com muito carinho pelos seus paroquianos. Com os corações entristecidos, mas ancorados na esperança que é Cristo Ressuscitado, nos solidarizamos com os familiares do padre José Castro, o presbitério da Diocese de Luz e todos os fiéis leigos, amigos e amigas do querido padre Zé”.

O bispo Dom José Aristeu Vieira também publicou Nota Oficial, destacando o grande legado que padre Zé deixou em nossas comunidades: 

“Excelente administrador, com inúmeros feitos nas paróquias que conduziu, padre José de Castro foi um grande pastor de ovelhas. Suas marcas serão lembradas para sempre nos corações dos fiéis e na história das paróquias” – conforme publicação nas redes sociais da Diocese. Dom Aristeu ‘conclama todos a unirem em oração pela alma do querido sacerdote, padre José de Castro Lima!”.

Padre Zé teve relevante importância no processo de emancipação política de Córrego Fundo. Leia o artigo que ele mesmo escreveu e foi publicado no Portal CCO em novembro de 2024:
https://www.jornalcco.com.br/historia-da-emancipacao-de-corrego-fundo-meu-relato-pe-jose-de-castro-lima


Ouça a última homilia dele, feita durante a Santa Missa celebrada ontem de manhã (1º de junho) em Córrego Fundo. Ele finalizou com a seguinte mensagem aos fiéis: "Que possamos abrir nossas mentes e nosso corações para compreender o que Deus espera de nós".

Arquivos